Árvore
Características da Área

Localização Privilegiada

O BH-TEC localiza-se ao lado do Campus da UFMG, em área cedida por esta universidade, na Região da Pampulha, ao norte da cidade. O terreno tem como limites a Rua Prof. José Vieira de Mendonça, a Av. Presidente Carlos Luz e o Anel Rodoviário, com fácil acesso a várias rodovias federais.

A região é dotada de diversas opções de hotéis e restaurantes, além de um shopping center. Além disso, o BH-TEC fica próximo ao Complexo Arquitetônico da Pampulha, que oferece ótimas opções de lazer para os visitantes da cidade, incluindo a Lagoa da Pampulha, a Igreja São Francisco de Assis (igrejinha da Pampulha), o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile, bem como o estádio Governador Magalhães Pinto (o "Mineirão") e os Jardins Botânico e Zoológico.

O Parque fica a cerca de 20 minutos do centro da cidade, a 25 minutos da Cidade Administrativa, sede do Governo de Minas Gerais, a 40 minutos do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, e a 10 minutos do Aeroporto da Pampulha, que atende vôos nacionais.  

Preservação Ambiental

O terreno onde está sendo implantado o BH-TEC possui área total de 535 mil m², sendo 185 mil m² para construção do empreendimento e 350 mil m² de área de preservação ambiental (ZPAM). Além desta vasta Zona de Preservação Ambiental, a área do empreendimento possui áreas de preservação permanente (APP's), compreendendo um trecho do Córrego do Mergulhão (a céu aberto) e um brejo. Estes elementos naturais tiveram suas margens preservadas, garantindo a manutenção do ecossistema local, tornando o ambiente do BH-TEC bastante agradável para seus usuários e visitantes.  

Plano Diretor

A área para implantação do BH-TEC está dividida em três grandes setores, conforme ilustrado ao lado: Zona Institucional (ZI), Zona de Comércio e Serviços (ZCS) e Zona de Pesquisa e Desenvolvimento (ZPD). As obras de infraestrutura básica (sistema viário interno e externo, redes de água e esgotamento sanitário, iluminação, implantação de dutos para telecomunicações e fibra ótica, arborização de ruas e APPs, cerca) foram realizadas pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH), no período compreendido entre os anos de 2006 a 2010. 

Parceiros

BH-TEC - PARQUE TECNOLÓGICO DE BELO HORIZONTE
Rua Professor José Vieira de Mendonça, 770 - Engenho Nogueira - CEP 31310-260 - Belo Horizonte - MG
Tel: (31) 3401-1000

E-mail contato@bhtec.org.br Agência Cognitiva