Buscar
  • Comunicação BH-TEC

1000 Futuros Cientistas: Congresso nacional em BH aproxima ciência e inovação de jovens


Ideia é aproximar a ciência e inovação do jovem | Crédito: 1000 Futuros Cientistas/Divulgação

Por Virgínia Muniz


Atenção, estudantes, empreendedores e pais e mães de futuros cientistas! Vem aí o II Congresso Nacional de Inovação e Popularização da Ciência, aqui em BH! E, desta vez, o evento ainda vai contar com o I Dia com Ciência, cujo objetivo principal é fomentar a interação das escolas de educação básica com o ambiente acadêmico!


Uma oportunidade ímpar para, no caso de mães e pais, aproximar sua pequena ou seu pequeno do mundo do conhecimento e da inovação!


"Temos o objetivo de atingir principalmente os alunos da educação básica - ensino fundamental e médio - conectando a comunidade acadêmica com a comunidade externa. É uma forma de mostrar para eles o que é produzido dentro de uma universidade e como eles podem chegar aqui no futuro", resume Cecília Souza, Gestora de Comunicação do 1000 Futuros Cientistas, programa de extensão da UFMG responsável por desenvolver o congresso.


“Nosso intuito é mostrar a eles o sentido da ciência, como aplicar isso em nossa vida, instigar a vontade de enxergar a ciência não como uma obrigação, mas como uma força que está aplicada em nosso dia a dia. E o Congresso é um desses projetos”, complementa Cecília Souza.


Sensacional, não é?!


O congresso será realizado no início de outubro, no dia 6, a partir das 9h, no Departamento de Química da UFMG. Será oferecida uma série de atividades que possibilitam a troca de experiências, conhecimentos e saberes entre professores e estudantes de graduação, pós-graduação, nível médio e fundamental - e de todo o Brasil!


Dê só uma olhada em algumas atividades que serão oferecidas:


  • Oficinas de jogos

  • Oficinas de experimentos

  • Palestras

  • Mostra de vídeos

  • Apresentações


Cada edição com um tema!


O tema desta edição serão os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), em conjunto com a celebração do Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável.


A ideia é incentivar a divulgação científica por meio das ciências básicas como fonte de diálogo, paz e desenvolvimento humano, reforçando também a presença da mulher no meio científico.


Futuro do conhecimento brasileiro | Crédito: 1000 Futuros Cientistas/Divulgação

Como participar?


Para participar como "ouvinte", basta realizar a inscrição até o dia 6 de outubro ao clicar AQUI. Mas tem mais! É possível, ainda, apresentar um projeto durante o congresso nacional!

Serão selecionados 10 trabalhos submetidos para apresentação presencial. Os demais terão a oportunidade de apresentar durante o evento através de pôsteres e vídeos.


O que precisa para inscrever o projeto?


“Qualquer pessoa pode submeter o seu trabalho, apenas os estudantes de educação básica precisam da orientação de algum professor. Os trabalhos precisam ter alguma relação com algum dos ODS da ONU”, explica Cecília.


Mas fique de olho!


Para inscrever o projeto, o prazo é mais apertado: somente até o próximo sábado (10/9).


Todas as demais informações para submissão de trabalhos, inscrição - como ouvinte - além da programação completa do evento, você encontra AQUI.

18 visualizações0 comentário