top of page
Buscar
  • Foto do escritorComunicação BH-TEC

BH-TEC anuncia extensa programação de inaugurações, novidades e eventos para 2023


BH-TEC: mais do que nunca, o ambiente da inovação | Crédito: BH-TEC/Divulgação


Por Virgínia Muniz


2023 será o ano do Parque Tecnológico de Belo Horizonte! Essa é a aposta das empresas residentes e do próprio BH-TEC, que preparou um ano repleto de inspiração, trocas, sustentabilidade e inovação. E o melhor! Com o foco em você.


Mais do que nunca, o Parque Tecnológico de Belo Horizonte será o ambiente da inovação e promoverá esse ecossistema em Minas Gerais e no Brasil.


"Se pensou em inovação, pensa em BH-TEC. Se pensou em procurar solução tecnológica, procura no BH-TEC", resume o CEO do Parque, Marco Crocco.


“Neste ano, os eventos do BH-TEC vão ter com o objetivo fortalecer e consolidar o Parque como esse grande ambiente que integra a sociedade, um ambiente e um espaço em que a sociedade possa se apropriar dele", anuncia a gerente institucional do Parque, Cristina Guimarães.


Cenas resumem um dos objetivos do Parque: ser a cidade, o ambiente de inovação | Crédito: Virgínia Muniz/BH-TEC + Leandro Miranda/BH-TEC


"O BH-TEC tem essa capacidade de fazer a integração daquilo que está sendo discutido na academia com o mundo real do empreendedorismo e, o principal, com a sociedade”, complementa a gerente.


Então, tome ar!


Serão mais de 10 eventos ao longo de 2023, além de inaugurações importantes, como, por exemplo, o Hub de Inovação do BH-TEC, que vai tomar um andar inteiro do Parque.


HOJE É DIA DE PARQUE


Quer conhecer a estrutura impactante do BH-TEC de pertinho?


"Em 2023, vamos reservar um dia para abrir o Parque para toda a sociedade. O BH-TEC convida a sociedade para se apropriar de todo esse ambiente lindo", resume a gerente institucional do Parque, Cristina Guimarães.


"O Parque, portanto, deixa de estar na cidade e passa a ser a cidade. Na cidade em que são realizados eventos culturais, lazer, esporte... tudo! É na cidade em que tudo acontece, é isso que o BH-TEC quer assumir em 2023", acrescenta.


Empolgou, né?! É só o aperitivo...


VITRINE's: no plural


Quem não se lembra da Vitrine BH-TEC? O maior evento da história do Parque, realizado em junho de 2022, não só terá a sua segunda edição neste ano - como também a terceira!


É isso mesmo: serão duas edições, uma no primeiro e outra no segundo semestre.


Serão duas datas em que todas as empresas residentes do Parque mostrarão à sociedade o que tem de mais inovador sendo desenvolvido.



Vitrine reuniu centenas de pessoas em 2022 | Crédito: Leandro Miranda/BH-TEC


"As pessoas que foram à Vitrine no ano passado podem se programar: vão experimentar as novidades das empresas do Parque, que estão sempre em processo de evolução", reforça Cristina Guimarães.


SEXTA NO PARQUE


No segundo semestre do ano passado, aquecemos os motores para você já saber de cor e salteado: se o último dia útil da semana é recheado de inovação, quer dizer que é Sexta no Parque!


“Um dos principais objetivos para este ano é fomentar a transferência de tecnologia, ou seja, fazer com que os projetos que estão acontecendo nas universidades, as pesquisas e inovações passem a fazer parte da vida da sociedade", explica Cristina Guimarães.


"Tirar aquilo que está lá na pesquisa da UFMG, fomentar, fazer incubação, aceleração, o que for necessário para que isso vire, de fato, uma realidade e melhore a qualidade de vida da sociedade. Nossa primeira Sexta no Parque traz exatamente isso”, diz a gerente do Parque.



Delícias e muito networking na Sexta no Parque | Crédito: Virgínia Muniz/BH-TEC


Quer um exemplo melhor do que a primeira vacina 100% brasileira? A SpiN-TEC nasceu dentro dos laboratórios da UFMG e do CTVacinas, residente do BH-TEC, e se tornou o primeiro imunizante totalmente nacional a ser testado em humano.


Anote na agenda!


Inclusive, a primeira edição da Sexta no Parque já tem data: 10 de fevereiro, a segunda sexta do mês.


“Vamos fazer uma grande vitrine: convidar grandes empresas para mostrar o que está rolando de inovação aberta e fazer essa ponte. Vamos convidar empreendedores e a turma que está na academia para participar desse evento, conhecer as iniciativas e, quem sabe, apresentar os seus projetos de inovação aberta”, explica Cristina Guimarães.


CIS E HUB: PILARES


Este ano também marca a consolidação do Centro de Inteligência em Sustentabilidade, o CIS. “O CIS vem com esse propósito de ajudar as empresas com a pauta ESG. Bebendo da fonte daquilo que o BH-TEC tem de melhor, que é a interação diversa entre a academia e as empresas, o centro tem um grande desafio pela frente”, conta Cristina.


A pauta ESG corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização. Apesar de conhecido, o termo ainda é uma dificuldade para muitas empresas e há um desafio em como colocar em prática.


“O grande desafio do CIS, neste ano, é atrair e ajudar as empresas de BH, de Minas e do Brasil na implementação da pauta ESG. Com isso, fazer que as empresas tenham, de fato, uma diretriz em sustentabilidade que não seja maquiada”, explica a gerente institucional do BH-TEC.



"Se materializa em fevereiro. Como um espaço físico implementado, se torna uma plataforma para o desenvolvimento de metodologias de inovação do BH-TEC: sempre alcançando esses objetivos. Uma plataforma em que, de fato, vão acontecer serviços de inovação", afirma Cristina Guimarães.


Obras no início de janeiro | Crédito: BH-TEC/Divulgação


"Um ambiente vivo em inovação”, complementa, antes de finalizar:


“É um ano chave para o CIS, e um ano desafiador para o HUB”.


SUSTENTABILIDADE E DIVERSIDADE


Ainda sobre o guarda-chuva do CIS, o objetivo de implementar o tal ESG de forma plena, o que inclui sustentabilidade social.


“O BH-TEC tem como objetivo uma sustentabilidade ampla, que está pautada no pilar da governança. Isso inclui respeito às diversidades dentro das empresas, que sejam cada vez mais inclusivas, que tenham preocupação com seu público interno, contratando cada vez mais mulheres, pessoas LGBTQI+, negros, povos diversos e que, de fato, tenham laços com projetos focados em sustentabilidade ambiental”, ressalta Cristina Guimarães.


Uau! Bora com o BH-TEC mergulhar neste 2023?


Então fique de olho nos nossos canais! Vamos anunciar todas as datas, inaugurações e novidades por aqui.

450 visualizações0 comentário
bottom of page