top of page
Buscar
  • Foto do escritorComunicação BH-TEC

BH-TEC e 1000 Futuros Cientistas tornam-se parceiros

Parque Tecnológico e projeto de extensão da UFMG se unem para fomentar a inovação na educação de estudantes de escolas públicas


O Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC) e o 1.000 Futuros Cientistas anunciam parceria inédita que visa proporcionar aos estudantes de escolas públicas do Estado de Minas Gerais acesso à cultura empreendedora de base científica-tecnológica em um Parque Tecnológico.

“O projeto vai ao encontro da nova forma de atuação do BH-TEC: ser uma Área de Inovação. Isso significa um ambiente que contempla toda a sociedade em suas atividades. Ao recebermos estudantes de escolas públicas, o Parque Tecnológico cumpre um papel fundamental, permitindo a conexão com negócios inovadores e a introdução ao empreendedorismo diferenciado, com base no conhecimento científico-tecnológico e em pesquisas da UFMG”, comemora o CEO do BH-TEC, Marco Crocco.


O orientador do projeto, prof. Rochel Lago, corrobora e ressalta que “ Com essa parceria, todos ganham: a universidade, o BHTec e as escolas públicas, que terão a oportunidade de vivenciar ambientes com tecnologia de ponta, ter contato direto com pesquisadores o que é motivador para esses estudantes e ao mesmo tempo diferente da rotina escolar”.


Devido à atual suspensão das aulas presenciais, a parceria será voltada para compartilhamento de conhecimento por meio de mídias digitais. Como resultado, espera-se despertar o interesse pela inovação, ciência, empreendedorismo e preparar os jovens para a próxima fase da parceria: visitas guiadas nas atividades laboratoriais, especialmente na Química, da UFMG e das ações do BH-TEC. Nos laboratórios, os estudantes vão experimentar o contato com a manipulação de vidrarias e equipamentos, além de interagir com alunos, técnicos, colaboradores e especialistas para o desenvolvimento e aprimoramento de capacidades relacionadas à área.


Já no BH-TEC, eles irão conhecer o Hub de Inovação Multifuncional, que conta com programas de aceleração, incubação, coworking e outras iniciativas. Será um espaço, dentro de um caminhão, para prototipagem, testes de tecnologias e para a realização de bate-papo sobre empreendedorismo de base científico-tecnológica.


Para saber mais sobre essas e outras atividades acompanhe as mídias digitais do BH-TEC e do 1.000 Futuros Cientistas!

77 visualizações0 comentário
bottom of page