top of page
Buscar
  • Foto do escritorComunicação BH-TEC

BH-TEC lança versão inédita do TCC Lab para todos os estudantes da UFMG



O BH-TEC lança para 2023 o TCC Lab para todas as universitárias e os universitários da UFMG. Antes restrito aos cursos de Engenharia, o programa que oferece temáticas para o projeto de conclusão e aproxima o estudante em reta final de graduação do mercado de trabalho, agora, é para todas as áreas.


Para o primeiro semestre de 2023, serão sete empresas e centros residentes do BH-TEC participantes do programa: incluindo o recém-inaugurado Centro de Inteligência em Sustentabilidade, o CIS.


Se você quer ver detalhes sobre cada um, role a página ou clique aqui.


TCC Lab


O TCC Lab foi criado inicialmente pelo ENG200, um grupo de projeto de extensão da Escola de Engenharia da UFMG. No segundo semestre de 2021, o BH-TEC passou a ser parceiro do projeto.


"Basicamente, é um projeto que busca alunos de graduação que ainda não têm um objeto de estudo muito certo, que ainda estão procurando uma temática para trabalhar no projeto de conclusão de curso. E a gente apresenta temáticas para esses alunos", explica a Head de Inovação do BH-TEC, Ana Canhestro.


"Vimos como uma oportunidade para a comunidade do BH-TEC ter mais uma forma de acessar talentos dentro da universidade e, ao mesmo tempo, oferecer mais opções aos estudantes e aproximá-los do mercado de trabalho", afirma Ana.


"Já tivemos aluno que, além de fazer um TCC primoroso, acabou sendo contratado pela empresa. Também é uma forma de aproximar o estudante do mercado de trabalho, da prática", complementa.


Até este ano, o projeto era restrito aos diversos segmentos da Escola de Engenharia. Em 2023, será aberto para todos os cursos.


Versão 2023


"Conversamos com o coordenador do ENG200, o vice-reitor da UFMG, Alessandro Fernandes Moreira, e ele concordou que essa ampliação faz todo sentido para o BH-TEC e para os estudantes", esclarece a Head de Inovação do Parque Tecnológico de Belo Horizonte.


Portanto, a partir de agora, são oportunidades em áreas diversas: Ciências Biológicas, Química, Biomedicina, Ciência da Computação, Geografia, entre outros. As opções variadas para Engenharia continuam.


Quem já participou das outras edições, saiu muito satisfeito. Karine Reis foi uma das participantes do TCC Lab, no segundo semestre de 2021. "Na minha visão, foi a conexão perfeita para o meu TCC, considerando a minha formação como técnica em Controle Ambiental pelo CEFET-MG, e agora como Engenheira Metalurgista pela UFMG", relatou.


"Concluí o meu trabalho com a convicção de que a siderurgia vai muito além da produção do aço, mas também gera coprodutos que, ao invés de serem simplesmente tratados como rejeitos (como ocorre em muitos casos!), podem sim ter valor agregado e contribuir para a nossa sociedade", complementou, ao ser aprovada em julho:


"Hoje, com sorriso no rosto, posso dizer que fui aprovada no TCC com nota máxima! UAU!".


Como funciona


As inscrições já estão abertas. Basta você, estudante, se inscrever no formulário virtual por meio deste link.


Quais são os participantes?


Para o primeiro semestre de 2023, serão sete os participantes: Gaia, Convert, Ecovec, IVision, Clipping, Wetlands Construídos e CIS - Centro de Inteligência em Sustentabilidade.


Confira detalhes de cada:


Gaia


Descrição:

A Gaia é uma empresa que acredita que a ciência traz impactos positivos na vida das pessoas. O que ela faz é pesquisa sob demanda nas áreas de otimização e modelagem computacional.

Temas:

  • Detecção precoce de incêndios a partir de câmeras terrestres

  • Inspeção automática de ônibus e detecção de infrações a partir de câmeras em primeira pessoa.


Cursos de interesse:

Engenharia Aeroespacial, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia de Sistemas, Ciência da Computação, entre outros.


Convert do Brasil


Descrição:

Especializada em energia e potência desde o seu nascimento, a Convert é hoje a empresa de referência na indústria fotovoltaica, tanto em Itália como em todo o mundo. Desde 2007, sua expansão nos mercados internacionais, iniciada na África do Sul e Índia, continua no Chile, Brasil e Argentina, até abrir duas novas empresas: Convert Do Brasil Energia Renovavel Ltda e Convert Argentina de Energias Renovables Srl.

Temas:

  • Desenvolvimento de novos materiais para espaçadores de selas em equipamentos de seguidores fotovoltaicos: Pesquisa e desenvolvimento de materiais alternativos ao aço inoxidável, tendo em vista redução de custos do equipamento;

  • Avaliação da compatibilidade de materiais galvanizados e patináveis em contato em equipamentos de seguidores solares: pesquisa sobre os efeitos nas superfícies e vida útil dos materiais quando em contato (aço patinável e galvanizado);

  • Avaliação da perda de camada e superfície sacrifical em aços patináveis aplicados em equipamentos fotovoltaicos: avaliação das perdas de camada de sacrifício em aços patináveis e comparação dos resultados com as normas aplicáveis;

  • Avaliação do comportamento de estacas de fundação concretadas como estrutura mista: avaliação detalhada e conclusão sobre resistência de estacas de fundação com diferentes comprimentos concretados.

Cursos de interesse:

Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica e de Materiais, Engenharia Química, entre outros.


Ecovec


Descrição:

A Ecovec é uma empresa de biotecnologia que contribui com a melhoria da saúde e do bem-estar da população por meio de competências em vigilância epidemiológica, entomologia aplicada, biologia molecular e tecnologia da informação.

Com uma forte cultura em inovação, a empresa especializou-se na pesquisa e desenvolvimento de soluções inteligentes para a gestão de saúde e monitoramento de vetores, com foco no mosquito Aedes aegypti.

Baseado em fundamentação científica, patentes, publicações e parcerias com diversas instituições nacionais e internacionais, a Ecovec oferece soluções que conectam pessoas e informações em benefício da saúde humana e na prevenção de epidemias.

Temas:

  • Analytics: Modelagem de sistema para input e análise de dados resultantes de trabalho de controle a vetores de arboviroses.

  • Analytics: Modelagem de relatórios automáticos com dados epidemiológicos.

  • Avaliação de atrativos, ferramentas e equipamentos de captura de mosquitos químicos ou naturais para melhoria de serviços.

  • Desenvolvimento de ferramentas para monitoramento e controle de mosquitos.

Cursos de interesse:

Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Engenharia de Sistemas, Ciências Biológicas, Farmácia, Biomedicina, Química, Ciência da Computação, entre outros.


Wetlands Construídos


Descrição:

A Wetlands Construídos Ltda. implanta em indústrias, mineradoras e municípios estações de tratamento de águas, efluentes e lodos, projetadas sob medida, integrando os arranjos mais avançados da tecnologia wetlands construídos com técnicas clássicas de engenharia, garantindo eficiência, simplicidade, economia e sustentabilidade às operações de saneamento.

Temas:

  • Comparação de custos de implantação e operação de estações de tratamento de esgotos de pequeno porte pré-fabricadas e sistemas wetlands construídos para o tratamento de efluentes sanitários industriais.

  • Investigação da formação de biomassa radicular de diferentes espécies vegetais em diferentes condições construtivas em wetlands construídos tratando efluentes sanitários.

Cursos de interesse:

Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Ciências Biológicas, entre outros.


Clipping


Descrição:

O Clipping é uma startup de educação que trabalha para criar experiências de aprendizado que empoderem as pessoas a aprender com eficiência e gastando pouco.

Uma das soluções é uma plataforma inteligente que realiza uma curadoria de materiais, reunindo conteúdos livremente disponíveis na internet em um só lugar, economizando tempo e gerando melhores oportunidades de aprendizado para estudantes.

Temas:

  • ANALYTICS PARA SERVIÇOS: Modelagem de sistema para análise de dados e inteligência em serviços na área de educação;

  • DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS: Desenvolvimentos de serviços para educação sobre a plataforma web de educação

Cursos de interesse:

Engenharia de Sistemas, Ciência da Computação, entre outros.


CIS - Centro de Inteligência em Sustentabilidade.


Descrição:

O Centro de Inteligência em Sustentabilidade (CIS) é uma das frentes estratégicas do BH-TEC, com atuação focada na promoção de desenvolvimento sustentável ao ecossistema de inovação. O CIS possui um amplo público alvo e contribuirá para aproximar o Parque da população através da temática da sustentabilidade. Para fazer isso, o CIS tem um portfolio de produtos e ações que entregarão soluções customizadas pensadas para cada publico: ações educativas e de formação em sustentabilidade e ESG, programas de aceleração e pós-aceleração para fomentar negócios sustentáveis, e produtos na linha de assessorias especializadas.

Temas:

  • Da Estação Ecológica ao BH-TEC: infraestrutura adequada à produção de conhecimento em área de preservação;

  • Desenho de um corredor ecológico através da Avenida Carlos Luz: integração das quadras 14 e 15 da Estação Ecológica da UFMG;

  • Marcos históricos e legais das conferências ambientais: da consciência ecológica ao ESG.

Cursos de interesse:

Ciências Biológicas, Geografia, entre outros.


IVision

Descrição:

A Invent Vision é a primeira e única fabricante brasileira de câmeras industriais inteligentes para diversas faixas espectrais. Atua no mercado industrial fornecendo soluções completas de Visão Computacional e Aprendizado de Máquina para Inspeção, Monitoramento, Controle de Qualidade e Automação Industrial. Os principais setores de atuação são: Automotivo, Siderurgia e Elétrico.

Desenvolvem câmeras industriais inteligentes para diversas faixas espectrais focadas em inspeção do processo produtivo industrial, projetos de sistemas de visão e imagem, fornecendo todos os equipamentos e serviços necessários, e também soluções de visão computacional para contribuir no gerenciamento de etapas produtivas.

Temas:

  • Desenvolvimento de algoritmos / treinamento de IA para análise de vídeo em plataforma NVIDIA

  • Desenvolvimento de plataforma de software para controle e rastreabilidade de componentes eletrônicos, visando o gerenciamento do ciclo de vida de produtos eletrônicos

  • Desenvolvimento de sistema embarcado de visão noturna

  • Desenvolvimento de sistema de fusão de imagens

  • Desenvolvimento e Implementação de uma planta piloto para fabricação de câmeras térmicas

Cursos de interesse:

Engenharia Aeroespacial, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia de Sistemas, Ciência da Computação, entre outros.


382 visualizações0 comentário
bottom of page