top of page
Buscar
  • Foto do escritorComunicação BH-TEC

BH-TEC promove oficinas, trilhas ecológicas e palestras sobre sustentabilidade para estudantes


Tenda de circo montada em frente ao prédio do BH-TEC
Estrutura já está montada para o EcoParque | BH-TEC/Divulgação

O BH-TEC, através do Centro de Inteligência em Sustentabilidade (CIS), pretende fazer um dia inesquecível para centenas de estudantes da rede pública e privada de Belo Horizonte. Será realizado nesta quarta (18) o EcoParque: pela primeira vez, o Parque abre as portas para alunas e alunos vivenciarem a temática sustentabilidade com diversão e conteúdo.


Ao todo, 320 estudantes vão fazer oficinas diversas (experimentos químicos, material reciclado e ilustração científica); trilhas ecológicas pelas matas do BH-TEC; e participar de palestras e painéis sobre óticas diversas: água, tendo como gancho o ODS6 da ONU; meio ambiente; cultura; e oportunidades para jovens.


O "EcoParque - Educação, Inovação e Sustentabilidade" será realizado durante o dia todo, com duas programações espelhadas: uma no turno da manhã e outra, à tarde. As inscrições já estão encerradas, mas o BH-TEC já prepara novas ações para contemplar todos os interessados: veja abaixo como demonstrar o interesse.


Oficinas


Que tal aprender colocando a mão na massa? É esse o objetivo das oficinas ofertadas durante o EcoParque em três espaços distintos: embaixo da tenda na rotatória em frente ao prédio institucional, no Hall e no Hub de Inovação.


Na tenda, o 1000 Futuros Cientistas (1000FC) vão realizar oficinas de experimentação científica durante todo o evento. Quem nunca teve vontade de fazer um experimento com substâncias típico de filmes?


É exatamente isso que o 1000FC vai levar aos estudantes participantes. O projeto do Departamento de Química da UFMG foi criado com essa finalidade: levar ciência para alunos dos ensinos Básico e Fundamental e, lógico, reforçar também o conteúdo sobre o meio ambiente.


Às 10h (manhã) e às 15h (tarde), a Borrachalioteca vai realizar uma oficina de papel reciclado: os participantes vão fazer um papel reciclado do zero, a partir de um livro inutilizável.


A Borrachalioteca é um projeto social que conta com uma biblioteca comunitária, uma biblioteca itinerante e um espaço de leitura. Eles estarão, também, com uma estrutura super bacana para doar livros aos alunos e às alunas.


Por fim, às 9h30 (manhã) e às 14h30 (tarde), o professor Arthur Corrêa vai oferecer a oficina Ilustração Científica.


Trilhas


A partir das 9h30, o EcoParque vai realizar dois tipos de trilhas pelas matas do BH-TEC. Às 10h e às 15h, a Estação Ecológica vai conduzir os estudantes pelo prédio, lago e área de proteção ambiental atrás do BH-TEC. Durante a caminhada, os participantes vão entender, na prática, a força da natureza.


Já o CIS vai realizar duas trilhas de manhã e outras duas à tarde em outro itinerário: além de caminhar pela mata, vai explorar a estrutura interna do BH-TEC - mostrar o Hub, empresas residentes e até uma estação de esgoto desenvolvida por um dos empreendedores, a Wetlands Construídos.


Palestras


Serão dois painéis nos dois turnos. O inaugural terá como tema Água, Inovação e o Desenvolvimento Sustentável. A equipe do CIS vai apresentar o BH-TEC e o próprio centro de sustentabilidade.


Em seguida, o professor Otávio Hamdan vai falar sobre o tema da Jornada Científica: Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6, ou seja, água potável e saneamento para todas e todos. Ele vai abordar o tema da tese de doutorado: recursos hídricos e usos da água - tanto pelas pessoas, quanto pelas empresas.


Já a palestra "Fogo e Biodiversidade na área do BH-TEC: EECO" será promovida pela Estação Ecológica e Brigada 1, responsável por combater o fogo que atingiu a mata do BH-TEC no fim de setembro. Eles vão falar sobre a área do BH-TEC, a força da mata e do fogo.


O segundo painel terá o tema "Mirando o futuro: ações e projetos de educação". Em um primeiro momento, o Movimento ECOS Dom Helder vai falar sobre sociedade e o papel do homem no meio ambiente e na cultura - ou seja, dois aspectos do ESG (ambiental, social e governança).


No momento seguinte, Maria Elvira Castro vai falar sobre Jovem Aprendiz: o que é esse programa, qual é o público-alvo, e como esses os alunos que estão no Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio podem se inscrever, participar e quais são as oportunidades de inserção no mercado de trabalho.


Quero levar a minha turma/escola


O BH-TEC anunciou a iniciativa pelas redes sociais e recebeu uma demanda de cerca de 4 mil estudantes. Para esse primeiro evento, o EcoParque, foram selecionadas algumas unidades da rede pública e privada.


Mas o intuito é levar essa experiências para todos e todas que quiserem. Professoras, professores e diretoras de escola podem enviar um email demonstrando interesse para: camila@bhtec.org.br, gustavo.bhtec@gmail.com e wallace.bhtec@gmail.com.



79 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page