Buscar
  • Comunicação BH-TEC

BH-TEC recebe desafio internacional repleto de aprendizado e conhecimento


Você pode conhecer esta linha de produção de pertinho | Crédito: WABTEC/Divulgação

Por Virgínia Muniz


Viu essa foto acima? Trata-se de uma linha de produção e manutenção de locomotivas aqui pertinho, em Contagem. Sabia que você pode não só conhecer toda essa tecnologia de pertinho, como também ajudar a desenvolver uma solução para um problema real da fábrica, ganhar prêmios por essa solução e ainda ter uma semana repleta de aprendizados e conhecimento?!


Uau! Empolgou, né?!


Se você é estudante, ex-estudante, graduando, pós-graduando ou interessado na área de inovação, pode empolgar! O BH-TEC recebe, entre os dias 11 e 15 de julho, a Pressure Cooker Week UFMG + WABTEC.


Vamos explicar tudo pra você!


Um problema real da fábrica da WABTEC deverá ser solucionado | Crédito: WABTEC/Divulgação

Trata-se de um evento dinâmico e interativo de aprendizado no qual equipes recebem um problema real para resolver e apresentam as soluções em apenas uma semana. Para a cocriação sob pressão na resolução compartilhada de problemas, as equipes participam de workshops, palestras, painéis, mentorias, interação com a WABTEC e aulas com os professores da Universidade de Rotterdam.


"Temos um acordo de cooperação internacional, o qual prevê o compartilhamento de conhecimento. Em março, alguns professores foram convidados a participar da ‘Semana da Inovação’ na Universidade de Rotterdam, na Holanda, e resolvemos trazer o mesmo evento para o Brasil”, conta Renata Borges, professora da Faculdade de Ciências Econômicas (FACE), da UFMG.


Serão 40 horas de imersão, sendo 25 horas presenciais! O certificado de participação é garantido - e você ainda poderá receber uma premiação caso desenvolva a melhor solução.


Que desafio é esse?


O evento conta com a importante parceria da WABTEC, a multinacional americana que trabalha com a produção de locomotivas e logística ferroviária. Inclusive, esta foto impactante é da fábrica da WABTEC em Contagem, aqui na região metropolitana de BH.



Fábrica da WABTEC em Contagem | Crédito: WABTEC/Divulgação

A empresa será responsável por propor o desafio que envolve o transporte ferroviário no Brasil. Durante os cinco dias de atividades, os participantes vão ser organizados por equipes acompanhadas por mentores da WABTEC, e vão mergulhar em palestras e conversas com especialistas e importantes nomes da área.


“O processo de criar a solução que será a parte interessante. Os participantes terão contato com profissionais da multinacional WABTEC, professores da Universidade de Rotterdam e palestrantes renomados”, entusiasma-se Renata.


Pega um spoiler do que vai rolar!


Dia 1 ➡️ Exposição do desafio real junto a WABTEC;


Dia 2-4 ➡️ Mentorias e Palestras


  • aprendizado e orientação sobre inovação com os professores da Rotterdam University of Applied Science

  • conversa sobre o futuro do transporte com Eduardo Muñoz, CEO da Bravo Motor (companhia de carros e baterias elétricas)

  • discussão sobre o contexto atual com a MRS, uma das maiores companhias de ferrovias de carga do mundo

  • orientação com Bruno Pimentel, Head de Desenvolvimento e Inovação da Samarco;

Dia 5 ➡️ Apresentação das ideias para uma comissão julgadora



“A Pressure Cooker Week foi pensada para abrir a cabeça e colocar a mão na massa”, resume a professora da FACE.


Prêmio


A equipe que tiver a proposta de solução mais bem avaliada pela banca de avaliação do evento receberá:


📍 kit institucional

📍 1 Kindle

📍 1 visita à fábrica da WABTEC em Contagem


Fique atenta e atento!


O evento acontece entre os dias 11 e 15 de julho, das 14h às 19h, no BH-TEC e na FACE.



Participante terá uma imersão em aprendizados e conhecimento | Crédito: WABTEC/Divulgação

Mas as vagas são limitadas!


As inscrições e pagamento da taxa devem ser realizadas através do formulário (clique AQUI).


“Esperamos por diversidade! Acredito que os participantes vão ter um grande aprendizado com a Pressure Cooker Week”, ressalta Renata Borges.



332 visualizações0 comentário