top of page
Buscar
  • Foto do escritorComunicação BH-TEC

Desafio internacional realizado no BH-TEC e na UFMG impressiona 'holandeses'

Atualizado: 20 de jul. de 2022


Participantes desenvolvem solução | Crédito: Renata Borges/Arquivo pessoal

Por Virgínia Muniz


O desafio internacional sediado no BH-TEC e na FACE (Faculdade de Ciências Econômicas) da UFMG impressionou professores holandeses. A Pressure Cooker Week UFMG + WABTEC foi realizada na última semana, entre os dias 11 e 15, com especialistas e referências em inovação e transporte ferroviário, além de docentes da Universidade de Rotterdam.


"A equipe da Holanda (formada por brasileiros e lituano que lecionam no país europeu) falou que nunca trabalhou com uma equipe tão madura. A dedicação, motivação e envolvimento dos participantes encantaram os europeus. Superou as expectativas", resume Renata Borges, professora da FACE.


Durante a semana, 25 participantes vivenciaram um mergulho em aprendizados, conhecimentos e trocas. Receberam orientações dos professores de Rotterdam, participaram de palestras para, com o acompanhamento de mentores, desenvolverem soluções para um problema real da WABTEC, multinacional americana que trabalha com a produção de locomotivas e logística ferroviária.


Participantes receberam palestras | Crédito: Renata Borges/Arquivo pessoal

"O foco do evento é o processo, o aprendizado, usar as ferramentas de design thinking para trabalhar em uma solução. Temos o desafio da empresa como um motivador, mas o grande lance são os aprendizados", reforça Renata Borges.


"Os professores da Holanda trazem informações sobre as ferramentas de design thinking, os participantes abrem a cabeça com as palestras e aí começam a convergir nas soluções, trabalhar as soluções com os mentores", afirma.


Foram 40 horas de trabalho e aprendizados que resultaram em cinco ideias "fantásticas", como define a professora da FACE.



Além de aprendizados, evento proporcionou workshop | Crédito: Renata Borges/Arquivo pessoal

Olha a boa notícia aí!


Ficou com vontade de ter experiência semelhante - ou participou e quer repetir a dose? Então se prepare para a boa nova: vai rolar uma nova edição ainda maior!


"Esta edição teve 25 participantes e para a próxima devemos abrir para 100 inscritos. Pretendemos fazer um evento ainda maior no ano que vem, provavelmente no primeiro semestre”, diz Renata Borges.



Dinâmica durante a Pressure Week Cooker | Crédito: Renata Borges/Arquivo pessoal

Então você já sabe... ajuste o alerta no celular e fique de olho nas nossas redes e canais!

98 visualizações0 comentário
bottom of page