top of page
Buscar
  • Foto do escritorComunicação BH-TEC

Jornada Científica 2024: BH-TEC convida escolas a participar de programa de ciência e tecnologia

Aluna participa de experimento durante EcoParque 2023
Jornada Científica foi criada para disseminar a ciência e trabalha um ODS da ONU | Virgínia Muniz/BH-TEC

Proporcionar a estudantes ações práticas de experimentação científica, com visitas a laboratórios da UFMG e ao Parque Tecnológico de Belo Horizonte com o objetivo de estimular o interesse pela ciência, tecnologia e inovação.


Esse é o resumo da proposta da Jornada Científica, que chega à segunda edição com um convite a você, professora, professor, diretor ou diretora: traga a sua turma para participar dessas experiências únicas e ricas, realizadas durante 16 semanas no contraturno escolar!



As inscrições estão abertas até sexta-feira (17) e o BH-TEC está à procura de turmas da rede pública municipal: dos últimos anos do Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio. Para fazer a inscrição e conferir outros detalhes, clique AQUI.


O que é a Jornada Científica?


O programa foi criado em 2023 pelo Centro de Inteligência em Sustentabilidade do BH-TEC, o CIS. Anualmente, um ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) da ONU é escolhido para orientar as discussões e atividades na escola e em trabalhos de campo - como visitas às instituições de referência, laboratórios, empresas e startups com soluções inovadoras e sustentáveis.

Alunos fazem dinâmica com insetos e plantas durante o EcoParque 2023
Alunos têm experiências práticas durante a Jornada, que finaliza com o evento EcoParque | BH-TEC/Divulgação

"É uma ação relevante para o CIS justamente porque possui essa perspectiva de atuar também como um veículo de divulgação científica, de popularização da ciência, da tecnologia e da inovação", resume a Head de Sustentabilidade do BH-TEC, Camila Viana.


O programa foi idealizado e é executado pela frente de popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação do CIS.


Quais são os objetivos da Jornada Científica?


Alunos observam monitora em mata do BH-TEC durante EcoParque 2023
Alunos conhecem a história e importância da mata do BH-TEC | Virgínia Muniz/BH-TEC

  • Divulgar a importância da produção científica para o desenvolvimento da sociedade

  • Estimular a experimentação de práticas de sustentabilidade e do uso do método científico em diferentes áreas do conhecimento

  • Estimular o interesse, curiosidade e criatividade entre os alunos da educação básica, por meio da atividade científica, tecnológica e da inovação

  • Promover um percurso que envolve a participação efetiva dos alunos, com ações práticas de experimentação científica e  apresentação dos resultados


Como são realizadas as atividades da Jornada Científica?

O CIS BH-TEC propõe atividades, acompanha e articula com seus parceiros as visitas e interações com relação direta à temática em estudo. Na escola, um professor de referência integra a equipe da Jornada.


A proposta é que a equipe CIS BH-TEC proponha atividades, mediando os encontros na escola ou externamente (nas saídas de campo) sempre com o(s) professore(s) referência e com os alunos inscritos.


Do que a escola precisa para participar da Jornada Científica?


  • Ter, pelo menos, um Professor referência definido: É essencial a definição do professor-referência para inscrição, que é o professor que acompanhará as atividades da Jornada e será o contato do BH-TEC com a escola.

  • Aceite da Gestão da Escola, para formalização da parceria com o BH-TEC, para execução do Programa. 

  • Responsabilizar-se pela solicitação e organização do transporte para as saídas da escola. A escola participante será responsável pela mobilização necessária para os deslocamentos previstos através de solicitação de ônibus escolar junto à secretaria ou organizações outras, valendo ressaltar a indisponibilidade do BH-TEC em fornecer os meios de transporte por parte necessários.

  • Ter aproximadamente 20 alunos para formação da turma da Jornada. A adesão dos alunos e composição da turma poderá ser definida após apresentação a ser realizada pela equipe do BH-TEC na escola.


Como participar da Jornada Científica?


Alunos acompanham documentário durante EcoParque 2023
Documentário produzido durante a Jornada em 2023 é exibido no evento EcoParque | Virgínia Muniz/BH-TEC

Basta fazer a inscrição no formulário que deve ser acessado AQUI. A equipe do CIS/BH-TEC vai selecionar duas escolas e entrará em contato para confirmação do interesse e efetivação da parceria.


Contudo, a manifestação de interesse também oportuniza outras frentes de parceria, como visitas ao ambiente escolar, ao Parque Tecnológico e compõe a lista de convidados a eventos desta natureza no BH-TEC.


Qual assunto será trabalho na Jornada Científica 2024?


Para o ano de 2024 a temática escolhida se refere ao ODS 12: Produção e consumo sustentáveis. São metas deste Objetivo para o Desenvolvimento Sustentável para 2030: reduzir pela metade o desperdício de alimentos nas vendas do varejo e nas cadeias produtivas e de abastecimento; reduzir a geração de resíduos através de atividades de prevenção, redução, reciclagem e reutilização. 


Serão 16 semanas de trabalho, que envolvem encontros para realização de atividades na escola e também atividades de campo. A Jornada termina com a apresentação dos alunos no evento EcoParque que acontece no Parque Tecnológico de Belo Horizonte, dia 16 de outubro de 2024.


O calendário detalhado será apresentado às escolas parceiras. Em resumo, estão previstos 11 encontros na escola que integram ações de ambientação e desenvolvimento da temática trabalhada, além do desenvolvimento do produto a ser apresentado no EcoParque.


Também estão previstas aproximadamente 5 saídas de campo em instituições e empresas e na UFMG, onde será também realizado um experimento científico pelos alunos. 

43 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page