top of page
Buscar
  • Foto do escritorComunicação BH-TEC

Nota sobre o incêndio

Atualizado: 27 de set. de 2023


Montagem com o prédio institucional do BH-TEC e um foco de incêndio na mata
BH-TEC funciona normalmente nesta terça com fogo controlado por brigadistas e bombeiros | Andrezza Moraes/BH-TEC

O BH-TEC (Parque Tecnológico de Belo Horizonte) funciona normalmente nesta terça-feira (26). Neste momento, no início desta tarde, a Brigada 1, instituição parceira da UFMG, e o Corpo de Bombeiros atuam no combate de alguns focos de incêndio.


Por volta das 13h30 de ontem (25), a estrutura precisou ser evacuada por uma medida de segurança, já que o vento levou a fumaça do incêndio em direção ao prédio, o que poderia causar desconforto para os presentes. Em nenhum momento, o edifício foi ameaçado diretamente pelo fogo, tampouco alguém correu risco de ficar ferido - foi uma ação preventiva.


A Brigada 1 - Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, com apoio do Corpo de Bombeiros, atua no combate aos focos ininterruptamente, inclusive durante esta madrugada, o que proporcionou a liberação do uso do prédio institucional nesta terça-feira.


A Brigada 1 - ou B1 - é uma instituição voluntária que atua há 20 anos na prevenção e combate aos incêndios florestais. Atualmente, existe um protocolo de intenções firmado com a Estação Ecológica da UFMG justamente para atuação em casos como esse, de incêndio em matas sob jurisdição da universidade.


O BH-TEC é um parque tecnológico que abriga mais de 30 empresas e dois centros tecnológicos (CTs), da UFMG. Um desses centros é o CTVacinas, responsável pelo desenvolvimento da SpiN-TEC, a primeira vacina 100% brasileira. O centro possui laboratórios no BH-TEC, mas não teve qualquer prejuízo, assim como todo o restante da estrutura.

235 visualizações0 comentário
bottom of page