top of page
Buscar
  • Foto do escritorComunicação BH-TEC

Programa Conexões BH-TEC é lançado oficialmente: veja todos os detalhes e saiba como participar

Atualizado: 3 de abr. de 2023


Marco Crocco fala para presentes do lançamento oficial do Conexões BH-TEC
CEO do BH-TEC, Marco Crocco, apresenta Hub durante lançamento do Conexões | BH-TEC/Divulgação

O programa Conexões BH-TEC foi lançado oficialmente hoje (31) durante mais uma edição Sexta no Parque. Todos os detalhes da primeira entrega do recém-inaugurado Hub de Inovação Multifuncional foram anunciados durante o evento, assim como a data do início das inscrições: segunda-feira, dia 3 de abril (clique AQUI).


O lançamento oficial do Conexões BH-TEC contou com mais de 100 inscritos e a presença do CEO do BH-TEC, Marco Crocco; do superintendente de Inovação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas, Pedro Emboava; e do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Belo Horizonte, Adriano Faria, além de outras autoridades.



“Esse programa de pós-aceleração materializa a vocação do BH-TEC para ser mais que um local de inovação, mas um ambiente rico em iniciativas, que contribui para o desenvolvimento de toda a sociedade”, destaca Crocco.

Marco Crocco fala durante lançamento do Conexões BH-TEC
Crocco celebra lançamento do Conexões: 'materializa vocação do Parque' | Virgínia Muniz/BH-TEC

O lançamento, realizado durante uma edição do Sexta no Parque, teve uma visita guiada ao Hub de Inovação do BH-TEC, inaugurado neste mês, e, na sequência, teve a explanação, no auditório, da Head de Inovação do Parque, Ana Canhestro, além de uma fala do Crocco e de uma roda de conversa entre parceiros do programa.


Confira todos os detalhes!


Conexões BH-TEC


Afinal, o que é o Conexões BH-TEC?


"É um programa de pós-aceleração para empresas que já passaram por programa de aceleração e que, no momento, não faz mais sentido passarem por esses programas. A gente, então, oferece uma forma para que essas startups continuem ativas num ecossistema de inovação, tendo apoio de uma instituição, como BH-TEC, fazendo conexões", resume Ana Canhestro.

Marco Crocco, ao lado do secretário municipal Adriano Faria, apresenta o Hub aos presentes do Sexta no Parque
Crocco, ao lado do secretário Adriano Faria, apresenta o Hub de Inovação | BH-TEC/Divulgação

"Esse é o nome do programa e é a principal proposta de valor: trazer conexões reais não só com atores, universidades, laboratórios e as próprias empresas do BH-TEC, mas também entre as empresas participantes", complementa.


Porta de entrada para o BH-TEC


A Head de Inovação reforçou, durante a apresentação do lançamento oficial, o objetivo do Conexões ser, também, uma porta de entrada para o Parque Tecnológico de Belo Horizonte.

Head de Inovação do BH-TEC, Ana Canhestro, apresenta o programa Conexões
Head de Inovação do BH-TEC, Ana Canhestro, apresenta o programa Conexões | BH-TEC/Divulgação

"É uma pré-entrada no Parque. A gente espera conhecer essas startups de base científico-tecnológica para que, no futuro, elas possam se instalar fisica ou virtualmente aqui no Parque", diz Ana Canhestro.



Portanto, ao fim do programa Conexões, as empresas mais alinhadas com a comunidade BH-TEC poderão ser convidadas para se associarem ao BH-TEC e continuarem a caminhada no Parque.

Head de Inovação, Ana Canhestro, fala ao microfone durante o lançamento do Conexões BH-TEC
Head de Inovação, Ana Canhestro, realiza o lançamento do Conexões BH-TEC | Virgínia Muniz/BH-TEC

Quem pode participar


O objetivo do programa é atrair startups com um nível maior de maturidade:


  • startups de base tecnológica legalmente constituída e ativa

  • startups que já passaram por programas de pré-aceleração e/ou aceleração

  • spin-offs acadêmicas ou corporativas

  • startups que já tenham comercializado seu produto e/ou serviço

  • startups que desenvolvam tecnologias, produtos e serviços na área da Sustentabilidade

Propostas de valor


  • apoio para que os negócios de base tecnológica se mantenham ativos no ecossistema de inovação

  • uso da estrutura física do Hub do BH-TEC, que conta com coworking, sals de reunião, laboratório maker, zona de descompressão e diversas outras áreas de trabalho e convivência

  • programa "equity free"

  • ganho de visibilidade por meio das mídias e conteúdos produzidos pelo BH-TEC

  • indicação para integração à comunidade BH-TEC, após desempenharem bons resultados no programa

Cronograma


Serão três semanas para o período de inscrição e cerca de seis meses de programa. "Será um "intensivão" que a gente oferece pra vocês. E o próximo passo é convidar as mais alinhadas para continuar aqui no Parque", reforça Ana Canhestro.


  • período de inscrição - 3/4 a 23/4

  • análise de documento enviada - 24/4 a 25/4

  • avaliação das startups inscritas - 26/4 a 3/5

  • divulgação do resultado preliminar - 5/5

  • envio de recursos - 5/5 a 8/5

  • resultado final - 10/5

  • programa Conexões BH-TEC - 15/5 a 31/10

Para se inscrever no programa Conexões BH-TEC, clique AQUI.


Parceiros Conexões BH-TEC


O Conexões BH-TEC conta com o apoio de notáveis instituições e programas de aceleração: Biominas, BiotechTown, FIEMG Lab e Seed, que trazem toda a sua experiência junto às startups para as ações de um programa que é pioneiro por ter como foco as empresas de maior maturidade.

Roda de conversa com a Head de Inovação do BH-TEC, Ana Canhestro; o superintendente de Inovação do governo estadual, Pedro Emboava; o Head de Comunidades da Biominas, Carlos Viana; a líder da Área de Inovação do TCX, Carmen Castro; e a coordenadora do FIEMG Lab, Bruna Silva
Roda de conversa com a Head de Inovação do BH-TEC, Ana Canhestro; o superintendente de Inovação do governo estadual, Pedro Emboava; o Head de Comunidades da Biominas, Carlos Viana; a líder da Área de Inovação do TCX, Carmen Castro; e a coordenadora do FIEMG Lab, Bruna Silva | Virgínia Muniz/BH-TEC

Na parceria do programa também está o IEBT Innovation, empresa especializada em inovação e tecnologia que é residente do Parque. Ela disponibilizou a plataforma ZING, uma ferramenta completa que possibilita a inscrição e avaliação de startups em programas e desafios de aceleração.

Superintendente de Inovação do governo estadual, Pedro Emboava, ao lado do CEO do BH-TEC, Marco Crocco
Superintendente de Inovação do governo estadual, Pedro Emboava, ao lado do CEO do BH-TEC, Marco Crocco | Virgínia Muniz/BH-TEC

A Fundepar completa o conjunto de apoiadores do Conexões BH-TEC, trazendo para o programa a perspectiva do suporte na gestão e captação de investimentos.

Hub de Inovação Multifuncional BH-TEC


A partir de uma parceria entre Prefeitura de BH, Governo de MG e UFMG, o Hub do BH-TEC é um marco na nova fase de expansão do Parque e desenvolverá serviços de gestão da inovação e receberá programas de aceleração e incubação de iniciativas de alto potencial tecnológico.


Secretário municipal Adriano Faria ao lado de Marco Crocco
Secretário municipal Adriano Faria também prestigiou lançamento do Conexões | Virgínia Muniz/BH-TEC

A cartela de atividades do HUB contempla, ainda, soft landing para instalação de empresas brasileiras e estrangeiras prospectando negócios em MG e consultoria em transferência de tecnologia, entre outras frentes de assessoramento empresarial.

558 visualizações0 comentário
bottom of page