top of page
Buscar
  • Foto do escritorComunicação BH-TEC

Roadmap de Inovação do BH-TEC mapeia mais de 60 soluções

Empresas residentes no Parque Tecnológico participam de método para traçar rotas tecnológicas para desenvolvimento da estratégia e melhoria da competitividade



Mais de 60 soluções mapeadas, cerca de 25 participantes e 50 horas de encontros e workshops. O Roadmap de Inovação do BH-TEC resultou em novas rotas tecnológicas nas áreas de novos materiais, sustentabilidade, soluções digitais, biotecnologia, automação e processos. As empresas e Centros de Tecnologia do Parque que participaram do projeto tiveram a oportunidade planejar novas soluções de curto, médio e longo prazos, por meio de uma representação visual que mostra tendências, influências internas e externas e impactos fazendo a ligação entre as oportunidades de mercado, produto e o desenvolvimento de tecnologias.


O Roadmap de Inovação é uma ação do Planejamento Estratégico do BH-TEC que visa oferecer serviços de alto valor agregado aos empreendimentos e, assim, contribuir para o desenvolvimento de negócios inovadores e sustentáveis. “O Roadmap agrega grande valor ao Parque, incentivando e ajudando as empresas residentes a desenvolverem seus potenciais tecnológicos. Um dos objetivos centrais do BH-TEC é ajudar no desenvolvimento de empresas que sejam capaz de inovar continuamente e, por meio desse processo permanente, se tornarem competitivas”. avalia o CEO do BH-TEC, Marco Crocco.


Método

O trabalho foi dividido em duas etapas. A primeira é a avaliação das empresas nos eixos estratégias de inovação, gestão de inovação, equipe de projeto, organização e cultura. Essa análise foi fundamental para mensurar e comparar a maturidade em gestão da inovação nas organizações. Além disso, permite a identificação de oportunidades e potenciais ações a serem tomadas. A segunda fase consiste na construção do Roadmap, do plano de ações e da proposição de sugestões de indicadores a serem aplicados pelas empresas com o intuito de acompanhar suas iniciativas voltadas à inovação.


O projeto contou com workshops de capacitação e encontros individuais com cada organização participante. Desse modo, as análises, o roadmap e os planos de ações foram personalizados de acordo com cada uma das instituiçõeses.


A característica essencial do método é o uso de uma estrutura gráfica que mostra visualmente as rotas tecnológicas, facilitando assim a comunicação, a colaboração e a tomada de decisão compartilhada, mediante a definição de recursos e programas de apoio necessários para consolidação de cada trajetória de inovação identificada.


“O trabalho foi excelente. A metodologia nos ajudou a enxergar forças e fraquezas, abrindo uma visão sistêmica do planejamento de curto, médio e longo prazos, fracionando as metas em ações práticas,” conta Sérgio Vilhena, diretor executivo da Target Multimídia, empresa residente do BH-TEC.


Para Paulo Guerra, o sócio-diretor do IEBT – empresa residente no Parque responsável pela aplicação do roadmap –, “a construção do mapa estimulou a ideação e a discussão sobre potenciais novas soluções e estimulou o desenvolvimento de produtos orientados pelos direcionadores de mercados e negócios”.



168 visualizações0 comentário
bottom of page