top of page
Buscar
  • Foto do escritorComunicação BH-TEC

SEED MG discute o potencial de Minas Gerais como polo de atração de investimentos para startups

No dia 29 de julho, às 17h, o Seed MG convida a comunidade de pesquisa, inovação e empreendedorismo para trocar experiências e informações com especialistas do setor sobre os fatores que fazem de Minas Gerais um estado de muita atratividade para investimentos que visam o desenvolvimento de startups.


Minas Gerais possui 967 startups e 124 empresas de base tecnológica, pelo Simi Database. O Estado dispõe de universidades bem conceituadas, incluindo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), classificada como a quinta melhor universidade da América Latina, a terceira melhor instituição de ensino superior e a melhor federal do Brasil. O ranking foi elaborado pela publicação inglesa Times Higher Education (THE) – vinculada ao jornal The Times. A junção de boa educação, investimento e programas de fomento faz do Estado uma fonte de casos exitosos de tecnologia e inovação.


"Esse momento de pandemia deixou ainda mais evidente a importância da interação entre a academia, o mercado e o governo, na qual as três esferas tiveram que trabalhar em conjunto para o desenvolvimento e implementação de uma vacina para a COVID-19. A parceria entre o Seed e a UFMG proporcionará aos alunos, especialmente aqueles das disciplinas da Formação Transversal em Empreendedorismo e Inovação, a oportunidade de vivenciarem o potencial dessa interação ao conviverem de maneira mais próximas com empreendedores de startups que tem o potencial de transformar o estado de Minas Gerais", diz o Superintendente de inovação - Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Pedro Emboava.

As inscrições para o evento são gratuitas e a transmissão será realizada no canal da Formação Transversal em Empreendedorismo e Inovação da UFMG. Confira quem são os participantes do evento:


Abertura: Felipe Atiê (Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação - Estado MG)


Felipe Attiê, graduado em administração e economia pela Universidade Federal de Uberlândia e com especialização em Novas Tecnologias Aplicadas à Administração Pública pela Georgetown University, é, atualmente, Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de Minas Gerais onde lidera as políticas públicas voltadas ao estímulo à startups, universidades, faculdades, inovação junto ao setor privado e ao setor público. Foi vereador por cinco mandatos na Câmara Municipal de Uberlândia, onde foi vice-presidente em 1997, presidente da Comissão de Educação e membro da Comissão de Legislação e Justiça. Foi Secretário Municipal de Habitação de Uberlândia entre 2009 e 2012 e Deputado Estadual em 2015.


Painel: Pedro Emboava | Superintendente de inovação - Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais


Pedro Emboava é Superintendente de Inovação Tecnológica na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais. Lá lidera projetos que apoiem o desenvolvimento de startups e empresas de base tecnológica, fomento aos ecossistemas de inovação, incentivo à investidores anjo e fundos de investimento, inovação aberta no setor público e em médias e grandes empresas, fomento à inovação e empreendedorismo nas instituições de ensino superior de Minas Gerais. Foi coordenador do Hub MG, uma das maiores iniciativas de Open Innovation do Brasil e fez parte do time de Inteligência de Mercado e Dados da Sympla, a maior plataforma de gestão de eventos da América Latina.


Mateus Azzi | Analista de investimentos da Fundepar - Fundep Participações S.A.


Mestrando em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual, com ênfase em Gestão da inovação e empreendedorismo pela UFMG, bacharel em Relações Econômicas Internacionais (UFMG), possui experiência em Modelagem de Negócios, Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Comercial, além de experiência com Planejamentos Estratégicos e modelagens econométricas. Analista de investimentos da Fundepar desde 2016, atua nas áreas de investimento e gestão estratégica das empresas investidas. Foi consultor e Diretor Interno do Núcleo CTIT Consultoria (Inderios) onde ajudou a desenvolver os negócios da incubadora de negócios de base tecnológica da UFMG – INOVA. Foi bolsista do programa BoosterWE – RedEmprendia, onde começou o desenvolvimento de projeto de empreendedorismo social com atuação em conjunto com o IAPMEI em Lisboa, Portugal.


Mediador: Prof. Adriano Pereira | UFMG


Adriano Pereira possui graduação em Ciência da Computação (2000), mestrado (2002) e doutorado (2007) na mesma área pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais, em programa de PosDoc realizado em cooperação com a empresa Universo OnLine (UOL), concluído em 2009. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais.


Serviço:

29/7 | 17h

Encontro de Pesquisa, Inovação e Empreendedorismo

Painel: Minas Gerais como polo de investimento em startups

Inscrições gratuitas: https://bit.ly/encontrodeinovacaoseed




33 visualizações0 comentário
bottom of page