top of page
Buscar
  • Foto do escritorComunicação BH-TEC

TCC Lab 2024: Programa que aproxima universitário e empresa abre inscrições com novidades

Vista aérea do BH-TEC
Essa vista maravilhosa pode se tornar uma rotina para você, estudante, com o TCC Lab | BH-TEC/Divulgação

O TCC Lab 2024 está com as inscrições abertas e, como já virou de praxe a cada semestre, cheio de novidades. O programa que aproxima o estudante em reta final de graduação do mercado de trabalho e oferece temáticas para o projeto de conclusão de curso chega ao quarto ano desde quando foi apadrinhado pelo BH-TEC.


Estudantes que estão no momento de definir o foco do TCC terão à disposição sugestões de temas e problemas reais para trabalhar com o acompanhamento de empresas e instituições estabelecidas (veja os detalhes abaixo). A lista de cursos contemplados é extensa: Administração, Ciências, Direito, Economia, Engenharias (no plural), Geografia, Química, Jornalismo, entre outros.



"Basicamente, é um projeto que busca alunos de graduação que ainda não têm um objeto de estudo muito certo, que ainda estão procurando uma temática para trabalhar no projeto de conclusão de curso. E a gente apresenta temáticas para esses alunos", explica a Head de Inovação do BH-TEC, Ana Canhestro.


"Vimos como uma oportunidade para a comunidade do BH-TEC ter mais uma forma de acessar talentos dentro da universidade e, ao mesmo tempo, oferecer mais opções aos estudantes e aproximá-los do mercado de trabalho", afirma Ana, que ressalta casos até mesmo de contratação ao fim do projeto.

As inscrições estão abertas até o dia 29 de março. Clique AQUI e faça o seu cadastro.


Fachada da portaria do BH-TEC
Se ciência, tecnologia e/ou inovação te atrai, fique de olho no TCC Lab: pode ser uma oportunidade para definir a sua trajetória profissional | Luiz Santana/ALMG

TCC Lab


Criado inicialmente pelo ENG200, núcleo de extensão da Universidade de Engenharia da UFMG, o TCC Lab foi apadrinhado pelo BH-TEC em 2021. À época, o programa era restrito aos estudantes de Engenharia da UFMG. Em 2022, o Parque Tecnológico expandiu as oportunidades para todas as alunas e os alunos da universidade federal.


"Isso faz com que as empresas residentes possam sugerir temas, colocar temas das mais diversas áreas. Então, a gente tem uma variedade muito grande de temas", pontua Ana Canhestro.

"A gente realizou várias articulações com as unidades acadêmicas da universidade para fazer com que cada vez mais as próprias unidades acadêmicas, os próprios departamentos pudessem se engajar mais e apoiar esses alunos que querem fazer o trabalho de conclusão de curso dentro de uma temática do TCC Lab", complementa.


Equipamento da FabNS
No TCC Lab, o estudante coloca em prática o que aprendeu na academia, como, por exemplo, para resolver uma questão da FabNS (foto) | Luiz Santana/ALMG

Desde 2021, o TCC Lab já recebeu quase 100 inscrições de 21 cursos de graduação diferentes - o número é ainda maior, já que as estatísticas relativas ao segundo semestre de 2023 ainda estão sendo compiladas.


Karine Reis foi uma das participantes do TCC Lab, no segundo semestre de 2021. "Na minha visão, foi a conexão perfeita para o meu TCC, considerando a minha formação como técnica em Controle Ambiental pelo CEFET-MG, e agora como Engenheira Metalurgista pela UFMG", relatou.


"Concluí o meu trabalho com a convicção de que a siderurgia vai muito além da produção do aço, mas também gera coprodutos que, ao invés de serem simplesmente tratados como rejeitos (como ocorre em muitos casos!), podem sim ter valor agregado e contribuir para a nossa sociedade", complementou, ao ser aprovada em julho de 2022:


"Hoje, com sorriso no rosto, posso dizer que fui aprovada no TCC com nota máxima! UAU!".


Novidade para 2024


Desde 2021, o TCC Lab vem com novidades a cada semestre: expansão para todos os alunos e cursos da UFMG, incremento no número de empresas participantes etc. Além de contar com a participação do CIS (Centro de Inteligência em Sustentabilidade do BH-TEC) e da Fundep (Fundação de Apoio da UFMG), a edição 2024 tem mais uma inovação!


"A partir desse semestre, a gente começa a expandir a abertura do programa TCC Lab para outras empresas inovadoras, outras empresas que queiram propor temáticas para alunos", anuncia da Head de Inovação do BH-TEC, Ana Canhestro.

Mão de pesquisador segurando um frasco no laboratório
Empresa com inovação no DNA pode participar, a partir deste ano, do TCC Lab | Virgínia Muniz/BH-TEC

"Essas empresas precisam ser de base tecnológica ou ter um viés de inovação forte dentro delas para a gente manter o público-alvo do BH-TEC, que são empresas de base tecnológica ou que estão desenvolvendo tecnologia", complementa.



Portanto, além de empresas sediadas no BH-TEC, os estudantes também terão à disposição ofertas de temas de instituições e corporações de toda a cidade de Belo Horizonte - e, lógico, a oportunidade de trabalhar pertinho durante a execução do TCC e se aproximar do mercado nesse momento tão importante.


A empresa com inovação no DNA que tem interesse em integrar o TCC Lab, clique AQUI.


Participantes TCC Lab 2024


Para o primeiro semestre de 2024, serão nove os participantes: Alcance Consulting, CIS, Clipping, Ecovec, FabNS, Fundep, Gaia, IVision e Wetlands Construídos.


Confira detalhes de cada:


Alcance Consulting

Descrição: 

Fundada por alunos da Pós-Graduação em Gestão Estratégica da Inovação na Unicamp, se tornando a primeira empresa-filha da UNICAMP a atender este segmento. Hoje somos uma consultoria especializada na aplicação do Incentivo Fiscal à Inovação Tecnológica (Lei do Bem) e da Gestão Estratégica e Jurídica da Inovação. Unido ao know-how de uma equipe multidisciplinar capacitada e especializada, utilizamos metodologias ágeis e tecnologia proprietária para validação e controle técnico-financeiro dos projetos. Destacando-se no mercado pelos entregáveis com rastreabilidade contábil e técnica.

Temas: 

  • INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: Benefícios fiscais da Lei do Bem

Cursos de interesse: 

Direito; Ciências Contábeis; Engenharia Metalúrgica e de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Farmácia, Biomedicina, Química, entre outros.



CIS - Centro de Inteligência em Sustentabilidade.

Descrição: 

O Centro de Inteligência em Sustentabilidade (CIS) é uma das frentes estratégicas do BH-TEC, com atuação focada na promoção de desenvolvimento sustentável ao ecossistema de inovação. O CIS possui um amplo público alvo e contribuirá para aproximar o Parque da população através da temática da sustentabilidade.  Para fazer isso, o CIS tem um portfolio de produtos e ações que entregarão soluções customizadas pensadas para cada publico: ações educativas e de formação em sustentabilidade e ESG, programas de aceleração e pós-aceleração para fomentar negócios sustentáveis, e produtos na linha de assessorias especializadas.

Temas: 

  • Biodiversidade e serviços ecossistêmicos na área de preservação do Parque Tecnológico

  • Estudos sobre os recursos hídricos e efluentes no BH-TEC: mapeamentos e caracterizações

Cursos de interesse: 

Administração; Ciências Biológicas; Ciências Socioambientais; Direito; Economia; Geografia; Química, Engenharia Ambiental; Licenciaturas entre outros.



Clipping 

Descrição: 

O Clipping é uma startup de educação que trabalha para criar experiências de aprendizado que empoderem as pessoas a aprender com eficiência e gastando pouco.

Uma das soluções é uma plataforma inteligente que realiza uma curadoria de materiais, reunindo conteúdos livremente disponíveis na internet em um só lugar, economizando tempo e gerando melhores oportunidades de aprendizado para estudantes.

Temas: 

  • DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS:  Aprimoramento da qualidade e utilidade dos dados coletados para a otimização do Clipping GPT,  um chatbot educacional powered by GPT

Cursos de interesse: 

Engenharia de Sistemas, Ciência da Computação, entre outros.




Ecovec

Descrição: 

A Ecovec é uma empresa de biotecnologia que está constantemente envolvida na aplicação de novas tecnologias que valorizam saúde e bem-estar da população. Nascida na UFMG, especializou-se na pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços de inteligência e transmissão de dados e suas aplicações para o monitoramento e controle de vetores, pragas urbanas e rotinas de saúde.

Temas: 

  • Análises de dados epidemiológicos de municípios que trabalham com o sistema MIAedes. 

  • Testes de qualidade em insumos utilizados para levantamento de infestação de mosquitos. 

  • Desenvolvimento de Dashboard integrado a banco de dados para análise de informações.

Cursos de interesse: 

Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção, Engenharia de Sistemas, Ciências Biológicas, Biomedicina.



FabNS

Descrição: 

A FabNS é uma deeptech de instrumentação óptica em micro e nanoescala, fruto de uma spinoff da UFMG. Nosso portfólio inclui um sistema completo de espectroscopia Raman (Porto), um software avançado de análise de dados científicos (PortoFlow) e serviços especializados de caracterização.

Temas: 

  • OTIMIZAÇÃO DE ALGORITMOS PARA TRATAMENTO DE DADOS HIPERESPECTRAIS: otimização de eficiência de algoritmos paralelizáveis para processamento e análise de hipercubos de dados de espectroscopia óptica; 

  • AUMENTO DE USABILIDADE DE SOFTWARES CIENTÍFICOS: atuar na concepção e implementação de conceitos intuitivos de interface, aplicados ao nicho de softwares para controle de equipamentos científicos; 

  • PROJETO DE ISOLAMENTO ACÚSTICO PARA SISTEMAS DE ALTA SENSIBILIDADE: projeto, seleção de materiais e definição de geometria para sistema de isolamento acústico voltado para equipamentos científicos de alta sensibilidade;

  • DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: criação de séries de conteúdos para divulgação científica e tecnológica das inovações desenvolvidas pela FabNS.

Cursos de interesse: 

Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Sistemas, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Jornalismo e Comunicação.



Fundep

Descrição: 

A Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) visa apoiar e fomentar atividades de pesquisa, ensino e extensão e o desenvolvimento institucional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e de outras instituições apoiadas, por meio do assessoramento à elaboração de projetos, captação, gestão de recursos e conexão com o sistema de ciência, tecnologia e inovação. 

Temas: 

  • Análise sobre eficiência hídrica da fundação com instrumentação específica para a área

  • Análise sobre eficiência elétrica da fundação com instrumentação específica para a área

Cursos de interesse: 

Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Sistemas; Engenharia Civil ou Engenharia Ambiental.


Gaia

Descrição: 

A Gaia é uma empresa que acredita que a ciência traz impactos positivos na vida das pessoas. Realizando pesquisa sob demanda nas áreas de otimização e modelagem computacional, ela conta com uma equipe de jovens e experientes pesquisadores com diversos projetos já executados. Servindo como ponte entre os mais recentes avanços da ciência e aplicações na indústria, desenvolvem tecnologicamente o setor elétrico, de mineração e agrícola.

Temas: 

  • Detecção de incêndios em estágio precoce; 

  • Inspeção de ônibus; 

  • Inspeção de ferrovias;

Cursos de interesse: 

Engenharia Aeroespacial, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Sistemas, Ciência da Computação, Física



IVision

Descrição: 

A Invent Vision é a primeira e única fabricante brasileira de câmeras industriais inteligentes para diversas faixas espectrais. Atua no mercado industrial fornecendo soluções completas de Visão Computacional e Aprendizado de Máquina para Inspeção, Monitoramento, Controle de Qualidade e Automação Industrial. Os principais setores de atuação são: Automotivo, Siderurgia e Elétrico.

Desenvolvem câmeras industriais inteligentes para diversas faixas espectrais focadas em inspeção do processo produtivo industrial, projetos de sistemas de visão e imagem, fornecendo todos os equipamentos e serviços necessários, e também soluções de visão computacional para contribuir no gerenciamento de etapas produtivas.

Temas: 

  • Estratégias para divulgação tecnológica em mídias digitais baseado em avanços tecnológicos

  • Implementação de Algoritmos de Visão em FPGAs e GPUs

  • Treinamento de Redes Neurais para aplicações de Visão Computacional

  • Implementação de Sistemas de Visão embarcados usando ambiente Nvidia

  • Desenvolvimento de Placas de Circuito Impresso de Alta Densidade

Cursos de interesse: 

Jornalismo; Engenharia Aeroespacial, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Sistemas, Ciência da Computação, Física.



Wetlands Construídos

Descrição: 

A Wetlands Construídos Ltda. implanta em indústrias, mineradoras e municípios estações de tratamento de águas, efluentes e lodos, projetadas sob medida, integrando os arranjos mais avançados da tecnologia wetlands construídos com técnicas clássicas de engenharia, garantindo eficiência, simplicidade, economia e sustentabilidade às operações de saneamento.

Temas: 

  • Investigação e monitoramento de uma estação de tratamento de efluentes experimental (ETE Wetlands Modular). Estudos relacionados a remoção de matéria orgânica, nitrogênio e emissões de gases de efeito estufa.

  • Comparação de custos de implantação e operação de estações de tratamento de esgotos de pequeno porte pré-fabricadas e sistemas wetlands construídos para o tratamento de efluentes sanitários industriais.

  • Investigação da formação de biomassa radicular de diferentes espécies vegetais em diferentes condições construtivas em wetlands construídos tratando efluentes sanitários.

Cursos de interesse: 

Engenharia Ambiental, Engenharia Química, Engenharia Civil, Ciências Biológicas, Química, entre outros


427 visualizações0 comentário

Komentarze


bottom of page