Buscar
  • Comunicação BH-TEC

TCC Lab: Estudante de engenharia da UFMG pode concluir curso ao lado de empresa do BH-TEC


Alguns dos corredores do BH-TEC | Crédito: Virgínia Muniz/BH-TEC

Por Virgínia Muniz


Se você é estudante da área de engenharia, essa estrutura das fotos pode fazer parte da sua formação acadêmica! O BH-TEC acaba de lançar, em parceria com o ENG200 - programa da Escola de Engenharia da UFMG - a 2ª edição do TCC Lab. Ficou interessada ou interessado? Então confira os detalhes!


“O TCC Lab é um projeto que proporciona um viés mais prático para alunos que estão desenvolvendo o seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). É uma alternativa que foge do campo teórico que os trabalhos de conclusão de curso costumam ter”, explica Fábio Rios, gestor do ENG200 e representante do projeto TCC Lab.


Como funciona?


Os temas do programa são diversos! Seis empresas residentes do BH-TEC vão participar desta edição. Anote aí: Gaia, Ecovec, Treinus, Clipping, IVision e Convert do Brasil.


"Contatamos as empresas participantes e fazemos uma seleção de temas que sejam interessantes para elas e para o futuro dos alunos no mercado de trabalho. Esses temas são divulgados a partir de um formulário através do qual os alunos demonstram interesse", detalhe a Head de Inovação do BH-TEC, Ana Canhestro.


"A partir daí, damos início à mediação entre o aluno e a empresa desejada".


“O TCC Lab é uma ponte para que mais alunos e jovens tenham conhecimento da inovação desenvolvida dentro do BH-TEC, do que está sendo desenvolvido por essas empresas de alta tecnologia. Além disso, cria-se uma sinergia para que as empresas tenham contato com esses jovens talentos, fazendo que portas se abram futuramente", acrescenta Ana Canhestro.


Olha o sucesso!


Karine Reis foi uma das participantes da 1ª edição do TCC Lab realizado pelo ENG200 em parceria com o BH-TEC. Uma das empresas participantes daquela edição, a Biosfera, despertou o interesse dela por desenvolver projetos que conectam a siderurgia com o meio ambiente. Dê só uma lida no relato dela, que bacana!


"Na minha visão, foi a conexão perfeita para o meu TCC, considerando a minha formação como técnica em Controle Ambiental pelo CEFET-MG, e agora como Engenheira Metalurgista pela UFMG. Concluí o meu trabalho com a convicção de que a siderurgia vai muito além da produção do aço, mas também gera coprodutos que, ao invés de serem simplesmente tratados como rejeitos (como ocorre em muitos casos!), podem sim ter valor agregado e contribuir para a nossa sociedade", escreveu.


"Hoje, com sorriso no rosto, posso dizer que fui aprovada no TCC com nota máxima! UAU!", concluiu, ao finalizar essa etapa com louvor, na última semana.





Quer saber como participar?


Então clique AQUI e preencha o formulário! Nesse documento, estão os temas ofertados pelas empresas nesta edição do TCC Lab.


“O estudante sabe como é difícil a escolha do tema, e o TCC Lab traz esse amparo. Uma ampla parcela de possibilidades de tema... É uma alternativa prática inovadora e proporciona ainda um repertório para esse estudante que está saindo do ambiente acadêmico conhecer o que está sendo desenvolvido no mercado com empresas de alto nível", afirma Fábio Rios.


"Vale a pena abrir os olhos para essa oportunidade”, reforça.


Olha a novidade!


Nesta edição, vai rolar uma exposição das empresas com um resumo de soluções e tecnologias desenvolvidas que podem fazer parte da rotina da sua formação acadêmica. Fique de olho em nossas redes para mais informações, logo, logo.

44 visualizações0 comentário