top of page
Buscar
  • Foto do escritorVirgínia Muniz

TCC Lab expande oportunidades novamente e abre inscrições para o 2º semestre


Ao todo, 13 empresas e instituições participarão do programa no segundo semestre deste ano | Virgínia Muniz/BH-TEC

O TCC Lab não para de criar ainda mais oportunidades aos estudantes da UFMG em reta final de curso. Após contemplar todos os alunos da universidade, o programa, agora, aumenta o leque de oportunidades: tanto de temas quanto de empresas e instituições. As inscrições estão abertas até o dia 1º de setembro.


Para o segundo semestre deste ano, além de empresas residentes do Parque Tecnológico de Belo Horizonte, participam do TCC Lab startups do programa Conexões e a Fundep (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa) - veja todos os detalhes sobre cada empresa e tema no fim desta reportagem ou clique aqui.


"O TCC Lab é uma atividade acadêmica que possibilita o desenvolvimento de trabalhos de conclusão de curso que buscam solucionar problemas reais de engenharia, além de ser uma ótima oportunidade de aproximação com o mercado de trabalho para o estudante", resume Alessandro Moreira, vice-reitor da UFMG e coordenador do programa ENG200.


O ENG200 - um grupo de projeto de extensão da Escola de Engenharia da UFMG - é o responsável por criar o TCC Lab, que, em 2021, foi apadrinhado pelo Parque Tecnológico de Belo Horizonte, unindo os alunos aos negócios e empresas residentes no ecossistema do BH-TEC.


"O TCC Lab é um programa que vem ganhando força e crescendo exponencialmente ao longo do tempo, abrangendo diversas áreas do conhecimento", afirma a Head de Inovação do BH-TEC, Ana Canhestro.


"Sua crescente relevância é evidente, proporcionando aos alunos e empresas associadas ao BH-TEC uma plataforma dinâmica e colaborativa para o desenvolvimento de trabalhos de conclusão de curso de destaque em diferentes campos", finaliza.


TCC Lab

CIS realiza seminário com participantes do TCC LAB 2023/1, para compartilhar tudo o que está sendo construído junto e individualmente com cada acadêmico | Gustavo Assis/CIS

A iniciativa, portanto, apoia alunos em reta final da graduação na UFMG que ainda não têm um objeto de estudo ou que ainda estão procurando uma temática para trabalhar no projeto de conclusão de curso (TCC).


Dessa forma, as empresas e instituições participantes propõem temas ou desafios que podem ser desenvolvidos pelos estudantes nesse trabalho derradeiro da graduação - e, de quebra, os aproxima do mercado de trabalho.


"Nesta parceria entre o BH-TEC e a UFMG, por intermédio do Programa ENG200, são viabilizados processos de formação acadêmica para os estudantes e mecanismos de transferência de tecnologia e de desenvolvimento social e econômico da sociedade", reforça o vice-reitor da UFMG.


Como participar


Ficou interessada ou interessado? Para participar, é simples. Você, estudante da UFMG, deve preencher o formulário virtual por meio desse link: clique aqui


Anote as empresas e instituições participantes (abaixo vamos detalhar sobre cada opção): Alcance Consulting, ATERRA, AXOL Engenharia, CIS - Centro de Inteligência em Sustentabilidade, Clipping, FabNS, Fundep, IEBT Innovation, IVision, Logpyx, Pix Force, TCX e Wetlands Construídos.


Ao longo do programa serão realizados momentos de interação entre o aluno, BH-TEC e empresa para alinhamento do trabalho e discussão do tema. A participação nos momentos de interação é obrigatória e tem caráter eliminatório caso não seja confirmada presença.


A escolha do orientador é de responsabilidade do aluno, no entanto a equipe do BH-TEC está disposta a auxiliar caso necessário.


Detalhes sobre as opções


Para o segundo semestre de 2023, serão 13 empresas e instituições participantes do TCC Lab.


Confira detalhes de cada:


Alcance Consulting

Descrição:


Fundada por alunos da Pós-Graduação em Gestão Estratégica da Inovação na Unicamp, se tornando a primeira empresa-filha da UNICAMP a atender este segmento. Hoje somos uma consultoria especializada na aplicação do Incentivo Fiscal à Inovação Tecnológica (Lei do Bem) e da Gestão Estratégica e Jurídica da Inovação. Unido ao know-how de uma equipe multidisciplinar capacitada e especializada, utilizamos metodologias ágeis e tecnologia proprietária para validação e controle técnico-financeiro dos projetos. Destacando-se no mercado pelos entregáveis com rastreabilidade contábil e técnica.


Temas:

  • INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: Benefícios fiscais da Lei do Bem

Cursos de interesse:

Engenharia Metalúrgica e de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Farmácia, Biomedicina, Química, entre outros.


ATERRA

Descrição:


Há 7 anos no mercado, a ATERRA é uma cleantech que desenvolve soluções tecnológicas e sustentáveis para a cadeia de resíduos sólidos.

Desenvolvemos uma plataforma B2B de conexão, negociação e gestão de resíduos que conecta todos os elos da cadeia de valor dos resíduos, ampliando benefícios relacionados aos indicadores de ESG, performance econômica e sustentáveis.

Além da plataforma web, desenvolvemos uma spinoff de P&D – Pesquisa e Desenvolvimento para “resíduos complexos” para criar novos processos e produtos sustentáveis.


Temas:

  • RECUPERAÇÃO E USO ALTERNATIVO DE AREIA DE DESCARTE DE FUNDIÇÃO: Potenciais aplicações da ADF como material alternativo

  • ROTA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO BRASIL: Mapeamento das principais rotas de transporte de resíduos no Brasil

Cursos de interesse:

Engenharia Ambiental, Engenharia Metalúrgica e de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Química e Química.


AXOL Engenharia

Descrição:


A AXOL Engenharia é uma empresa que desenvolve soluções para o mercado de gestão de manutenção e monitoramento de transformadores imersos em líquido isolante, em formato de plataforma de softwares como serviço, plataforma SaaS (software as a service). A equipe da AXOL possui profissionais com mais de 20 anos de experiência em gestão de ativos e em tecnologia da informação (TI), oferecendo soluções para o monitoramento de transformadores com alto valor agregado.


Temas:

  • Diagnósticos de falhas em transformadores: interpretação e modelagem do triângulo de Duval;

  • Estudos sobre óleos isolantes em transformadores: tipos de líquidos isolantes mais utilizados na fabricação de transformadores de força;

  • Área de vendas complexas: definição de estratégias para vendas complexas na nova era digital (venda de plataforma de softwares como serviço).

Cursos de interesse:

Engenharia Química, Química, Marketing e Comunicação.


CIS - Centro de Inteligência em Sustentabilidade.

Descrição:


O Centro de Inteligência em Sustentabilidade (CIS) é uma das frentes estratégicas do BH-TEC, com atuação focada na promoção de desenvolvimento sustentável ao ecossistema de inovação. O CIS possui um amplo público alvo e contribuirá para aproximar o Parque da população através da temática da sustentabilidade. Para fazer isso, o CIS tem um portfolio de produtos e ações que entregarão soluções customizadas pensadas para cada publico: ações educativas e de formação em sustentabilidade e ESG, programas de aceleração e pós-aceleração para fomentar negócios sustentáveis, e produtos na linha de assessorias especializadas.


Temas:

  • Caracterização e conservação de nascentes: um mapeamento de recursos hídricos no Parque Tecnológico de Belo Horizonte.

  • Gestão integrada de resíduos como possibilidade de uma Economia Circular.

  • Biodiversidade em Minas Gerais: caminhos para uma Bioeconomia.

  • Metodologias de avaliação de critérios ESG: uma contribuição socioambiental.

  • Realização de estudo do consumo energético e proposição de intervenções para torná-lo mais sustentável

Cursos de interesse:

Administração; Biologia; Ciências Socioambientais; Direito; Economia; Geografia; Licenciaturas entre outros.


Clipping

Descrição:


O Clipping é uma startup de educação que trabalha para criar experiências de aprendizado que empoderem as pessoas a aprender com eficiência e gastando pouco.

Uma das soluções é uma plataforma inteligente que realiza uma curadoria de materiais, reunindo conteúdos livremente disponíveis na internet em um só lugar, economizando tempo e gerando melhores oportunidades de aprendizado para estudantes.


Temas:

  • DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS: Aprimoramento da qualidade e utilidade dos dados coletados para a otimização do Clipping GPT, um chatbot educacional powered by GPT

Cursos de interesse:

Engenharia de Sistemas, Ciência da Computação, entre outros.


FabNS

Descrição:


A FabNS é uma deeptech de instrumentação óptica em micro e nanoescala, fruto de uma spinoff da UFMG. Nosso portfólio inclui um sistema completo de espectroscopia Raman (Porto), um software avançado de análise de dados científicos (PortoFlow) e serviços especializados de caracterização.


Temas:

  • OTIMIZAÇÃO DE ALGORITMOS PARA TRATAMENTO DE DADOS HIPERESPECTRAIS: otimização de eficiência de algoritmos paralelizáveis para processamento e análise de hipercubos de dados de espectroscopia óptica;

  • AUMENTO DE USABILIDADE DE SOFTWARES CIENTÍFICOS: atuar na concepção e implementação de conceitos intuitivos de interface, aplicados ao nicho de softwares para controle de equipamentos científicos;

  • PROJETO DE ISOLAMENTO ACÚSTICO PARA SISTEMAS DE ALTA SENSIBILIDADE: projeto, seleção de materiais e definição de geometria para sistema de isolamento acústico voltado para equipamentos científicos de alta sensibilidade;

  • DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: criação de séries de conteúdos para divulgação científica e tecnológica das inovações desenvolvidas pela FabNS.

Cursos de interesse:

Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Sistemas, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Jornalismo e Comunicação.


Fundep

Descrição:


A Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) visa apoiar e fomentar atividades de pesquisa, ensino e extensão e o desenvolvimento institucional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e de outras instituições apoiadas, por meio do assessoramento à elaboração de projetos, captação, gestão de recursos e conexão com o sistema de ciência, tecnologia e inovação.


Temas:

  • Desenvolvimento de uma metodologia para a pesquisa de satisfação dos coordenadores de projetos apoiados pela organização;

  • Realização de estudo do consumo hídrico e proposição de intervenções para torná-lo mais sustentável;

  • Realização de estudo do consumo energético e proposição de intervenções para torná-lo mais sustentável;

  • Desenvolvimento um sistema, baseado em IoT, para pesagem de descarte de resíduos comuns e recicláveis, com conectividade em aplicativo e disponibilização de dados em tempo real.

Cursos de interesse:

Engenharia Ambiental, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia de Sistemas, Engenharia Civil, Administração, Gestão Pública, Comunicação, Arquitetura e Urbanismo e afins.


IEBT Innovation

Descrição:


A IEBT Innovation é uma consultoria de Inovação Corporativa e Transformação Digital. Um time com mais de 150 profissionais e 13 anos de experiência em materialização de resultados. Atuamos junto a grandes corporações de diferentes segmentos, para promover a inovação que gera resultados concretos, entregando valor e resultados de maneira ágil, por meio do desenvolvimento soluções digitais simples, inteligentes e robustas. Possuem expertise e metodologias proprietárias voltadas para empresas em diferentes níveis de maturidade em Gestão da Inovação. Também atuam junto às entidades da Tríplice Hélice da inovação, para promover desenvolvimento econômico e impacto social, por meio de programas e projetos que utilizam metodologias de Gestão da Inovação proprietárias, pautadas por robusto rigor técnico e capacidade de mobilização em escala.


Temas:

  • Gestão da Inovação: Desenvolvimento de ferramentas para Gestão da Inovação em Grandes Empresas

  • Gestão da Inovação: análise e estudos de ambientes de inovação e empreendedorismo (Parques, Hub, Comunidades), mapeamento de ambientes de inovação

  • Inovação corporativa: estudo de maturidade em inovação de médias e grandes empresas

  • Inovação corporativa: mapeamento das principais práticas e ferramentas de inovação utilizada pelas grandes empresas

  • Inovação corporativa: estudo de práticas e resultados de ações de Corporate Venture Building em empresas brasileiras

  • Data analytics: desenvolvimento de ferramentas de data analytics para gestão de médias empresas (pessoas, financeiro, comercial)

Cursos de interesse:

Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia de Sistemas, Ciência da Computação, Psicologia, Administração e outros.


IVision

Descrição:


A Invent Vision é a primeira e única fabricante brasileira de câmeras industriais inteligentes para diversas faixas espectrais. Atua no mercado industrial fornecendo soluções completas de Visão Computacional e Aprendizado de Máquina para Inspeção, Monitoramento, Controle de Qualidade e Automação Industrial. Os principais setores de atuação são: Automotivo, Siderurgia e Elétrico.

Desenvolvem câmeras industriais inteligentes para diversas faixas espectrais focadas em inspeção do processo produtivo industrial, projetos de sistemas de visão e imagem, fornecendo todos os equipamentos e serviços necessários, e também soluções de visão computacional para contribuir no gerenciamento de etapas produtivas.


Temas:

  • Implementação de Algoritmos de Visão em FPGAs e GPUs

  • Treinamento de Redes Neurais para aplicações de Visão Computacional

  • Implementação de Sistemas de Visão embarcados usando ambiente Nvidia

  • Desenvolvimento de Placas de Circuito Impresso de Alta Densidade

Cursos de interesse:

Engenharia Aeroespacial, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Sistemas, Ciência da Computação, Física.


Logpyx

Descrição:


A LogPyx é uma empresa de tecnologia especialista em YMS para a intralogística (logística interna), fundada em 2015, com foco em sistema de gestão de pátio logístico. Trabalhamos na otimização e no melhor desempenho dos fluxos logísticos, seja de pessoas, veículos ou ativos.


Temas:

  • Análise de desempenho de solução baseada em acelerômetro para posicionamento indoor.

  • Medição de distância de obstáculos em movimento por meio de ultrassom

  • PADRÕES DE PROJETO DE SOFTWARE PARA PRODUTOS CUSTOMIZÁVEIS: Uso de padrões de projeto para desenvolvimento de um produto com alta flexibilidade e capacidade de customização

Cursos de interesse:

Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia de Sistemas, Ciência da Computação


Pix Force

Descrição:


Especializada no desenvolvimento de algoritmos de inteligência artificial aplicados à visão computacional, a Pix Force é uma empresa focada em automatizar processos de inspeção e monitoramento visual. Utilizando técnicas de machine learning e deep learning, a empresa automatiza a interpretação de imagens, sejam elas fotos ou vídeos, resultando em maior precisão, velocidade e custo-benefício em comparação com a visão humana.


Temas:

  • Desenvolvimento de algoritmos de Machine Learning e Deep Learning para aplicação em visão computacional

  • Aplicações de linguagem natural (NPL)

Cursos de interesse:

Engenharia Aeroespacial, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Sistemas, Ciência da Computação


TCX

Descrição:


A TCX é uma startup de tecnologia industrial e inovação, com soluções de indústria 4.0 como Inteligência Artificial, Sistemas de visão e IoT. Ela é uma spinoff da TCS Industrial, que possui mais de 18 anos de know how de automação em chão de fábrica e conta, assim, com um conjunto com um time de engenheiros, cientistas da computação, gestores e pesquisadores. As soluções atuais otimizam diferentes etapas do processo produtivo, atendendo, principalmente, demandas de inspeção de produção, controle de qualidade, monitoramento de máquinas, segurança e, portanto, embasando tomadas de decisão do nível operacional ao gerencial e estratégico.


Temas:

  • Previsão de falha de equipamentos com a utilização de IA,

  • Desenvolvimento de modelo de cinemática para robôs contínuos com múltiplos segmentos

  • Processamento de imagens

  • ESG dentro de empresa de base tecnológica

Cursos de interesse:

Engenharia Ambiental, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecânica, Engenharia de Sistemas, Ciência da Computação.


Wetlands Construídos

Descrição:


A Wetlands Construídos Ltda. implanta em indústrias, mineradoras e municípios estações de tratamento de águas, efluentes e lodos, projetadas sob medida, integrando os arranjos mais avançados da tecnologia wetlands construídos com técnicas clássicas de engenharia, garantindo eficiência, simplicidade, economia e sustentabilidade às operações de saneamento.


Temas:

  • Comparação de custos de implantação e operação de estações de tratamento de esgotos de pequeno porte pré-fabricadas e sistemas wetlands construídos para o tratamento de efluentes sanitários industriais.

  • Investigação da formação de biomassa radicular de diferentes espécies vegetais em diferentes condições construtivas em wetlands construídos tratando efluentes sanitários.

Cursos de interesse:

Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Ciências Biológicas, entre outros.






249 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page