top of page
Buscar
  • Foto do escritorComunicação BH-TEC

Vitrine consolida BH-TEC como ecossistema de inovação de Minas Gerais

Atualizado: 17 de jun. de 2022


Parque abriu as portas da inovação para toda a sociedade | Crédito: Leandro Miranda/BH-TEC

"Se pensou em inovação, pensa em BH-TEC. Se pensou em procurar solução tecnológica, procura no BH-TEC. A Vitrine materializa o Parque como ambiente de inovação". É assim que o CEO do BH-TEC, Marco Aurélio Crocco, resume o primeiro dia da Vitrine, evento gratuito que abre as portas da inovação.


"O evento já é um sucesso porque, de fato, coloca o BH-TEC como ator no ecossistema de inovação. Vitrine tem uma importância para as empresas, é possibilidade de mostrar as tecnologias delas; tem importância para a UFMG, deixa claro que é um canal de articulação com a UFMG; e uma importância muito maior para a gente: coloca o BH-TEC como um lócus de interlocução, lócus de interação e um ecossistema de inovação de Minas Gerais", complementa Crocco.


Dezenas de empresas mostraram soluções e tecnologias de áreas diversas ao longo de todo o dia: de agrotóxico que pode ser espirrado nos olhos a Realidade Virtual e games para fazer treinamentos, passando por um laboratório de vacinas e estradas feitas a partir de resíduos de mineração.



Vitrine consolida BH-TEC como ecossistema de interação | Crédito: Leandro Miranda/BH-TEC

Conhecimentos e trocas não faltaram e não faltarão, já que a Vitrine BH-TEC ainda será realizada amanhã (9), quando, além dos estandes das mais de 20 empresas, vão ocorrer novas palestras.


'É agora'


O evento, além das tecnologias e soluções expostas e as palestras, serve para o BH-TEC abrir as portas. A mestranda em inovação tecnológica na UFMG, Gilma Pereira, sempre teve curiosidade para ver de perto o que acontece naquele complexo suntuoso.


"Mas nunca tinha tido a oportunidade. Quando vi a divulgação da Vitrine, pensei: 'é agora'! E estou adorando. Fiquei interessadíssima em várias soluções, como as de nióbio, nanotecnologia... Estou achando muito bacana e divulguei para várias pessoas que já passaram aqui na porta, mas não sabiam o que era desenvolvido aqui dentro", diz.



Vitrine conta com espaço de interação e descanso | Crédito: Leandro Miranda/BH-TEC

"São soluções muito úteis para a sociedade: vacina contra COVID, antisséptico maravilhoso... Espero que aconteça mais vezes", complementa Gilma.


'Abriu muito a cabeça'


Um grupo de estudantes de química da UFMG não só ficou entusiasmado com o que viu, mas garante que o evento vai mudar a visão sobre o próprio ofício.


"Se não fosse a Vitrine, não teríamos acesso a diversos conhecimentos que vimos aqui. Abriu muito a cabeça porque a gente encontrou aqui o que não tem contato na graduação, que é a teoria. Vou sair daqui e pesquisar sobre muito assunto", diz a universitária Maria Clara Sewaybricker. "As palestras também foram magníficas", complementa.



Além dos estandes, palestras fazem parte da programação da Vitrine | Crédito: Leandro Miranda/BH-TEC

"Gostei demais porque muitas inovações ficam muito fechadas no laboratório e não temos acesso, até mesmo a gente que está na graduação. Abriu bastante espaço pra conhecer as empresas que estão no BH-TEC, o que cada uma produz e várias informações que a gente pode aplicar na graduação e não tinha conhecimento", afirma a colega Mariana Godoi.


Ainda dá tempo!


Amanhã tem mais! Maior evento da história do Parque, a Vitrine BH-TEC é uma mostra gratuita que tem como objetivo abrir as portas da ciência, tecnologia e inovação para todo o público. Não precisa nem retirar ingresso.



Evento é gratuito e não há a necessidade de retirada de ingresso | Crédito: Leandro Miranda/BH-TEC

Só venha!


Confira a programação de palestras




155 visualizações0 comentário
bottom of page