top of page
Buscar
  • Foto do escritorComunicação BH-TEC

#VitrineBH-TEC: Startup desenvolve solução para rejeitos e resíduos inspirada na própria natureza


Sistema Wetlands implantado na mineração | Crédito: Wetlands/Divulgação

Por Virgínia Muniz


Que tal encontrar solução para um dos principais problemas da sociedade - os rejeitos - na própria natureza? A tecnologia desenvolvida pela Wetlands Construídos replica um sistema presente no planeta, os pântanos, para tratar águas de esgoto, mineração e lodos. Esse sistema totalmente inovador, já utilizado por grandes empresas, será apresentado na Vitrine BH-TEC, entre quarta (8) e quinta (9).


Um wetland - ou pântano - construído é o produto tecnológico desenvolvido para tratamento de efluentes. Ele funciona com um sistema que reproduz a atividade presente nos pântanos. Por ter sua base em um processo que já ocorre em nosso meio ambiente, esse sistema de tratamento apresenta inúmeros benefícios.


“O maior benefício dessa tecnologia é a simplicidade de operação. Por se tratar de uma tecnologia que é baseada em processos naturais, ela possui baixo custo, pois não utiliza energia elétrica, produtos químicos ou grandes exigências de mão-de-obra", explica o sócio-diretor da Wetlands, Breno Cota.


Sistema desenvolvido pela startup por ângulo submerso | Crédito: Wetlands/Divulgação

Além disso, a tecnologia contribui também com a paisagem natural. Ela se integra de forma harmônica ao ambiente, diferentemente das técnicas de tratamento convencionais.


Diversidade tecnológica


A tecnologia tem capacidade de se integrar em diferentes processos, produtos ou necessidades sociais. Na Vitrine BH-TEC, você vai poder acompanhar e entender melhor o funcionamento de um sistema wetland e compreender todos os benefícios que essa tecnologia proporciona para a sociedade e o meio ambiente.



Wetlands desenvolve tecnologia para tratamento de esgotos sanitários, lodos, efluentes industriais e águas de mineração | Crédito: Wetlands/Divulgação

“Apesar de não transparecer ter tantas tecnologias nessa área, como o saneamento, por trás de uma tecnologia natural como os wetlands, temos um arcabouço tecnológico muito importante, que também tem que ser encarado como inovação! Então acredito que essa possa ser a principal reflexão trazida com a Vitrine BH-TEC: mostrar essa diversidade”, conclui Breno Cota, sócio da Wetlands Construídos.





Vitrine BH-TEC


O evento totalmente gratuito será realizado quarta (8) e quinta (9), das 10h às 17h, no Parque Tecnológico de Belo Horizonte. A mostra vai reunir mais de 20 empresas que vão expor tecnologias e soluções desenvolvidas.


Confira a programação completa



17 visualizações0 comentário
bottom of page