top of page
Buscar
  • Foto do escritorComunicação BH-TEC

#VitrineBHTEC: Surpreenda-se como o minúsculo pode aumentar a resistência do gigante

Atualizado: 8 de jun. de 2022


Nanotecnologia trabalha com estruturas na ordem de 1 bilhão de vezes menor do que o metro | Crédito: CTNano/Divulgação

Por Virgínia Muniz


Esta imagem é interessante, né?! Você tem ideia do que se trata? Uma onda do mar? Nada disso! Trata-se de uma estrutura vista na ordem de um nanômetro, medida 1 bilhão de vezes menor do que o metro. É até difícil imaginar algo tão pequeno, mas a importância dos nanomateriais - objeto de pesquisa da nanotecnologia - é gigante!


Esses materiais com estruturas bem pequenas são aplicados em ramos industriais diversos e em tecnologias de ponta, responsáveis por agregar importantes propriedades aos produtos.





De que forma?


A aplicabilidade da nanotecnologia é feita em duas classes: dispositivos e materiais. “A nanotecnologia traz ganhos em propriedades dirigidas à melhoria do tempo de vida de materiais, como, por exemplo, um para-choque de um carro, um pedaço de aeronave, uma tubulação para indústrias de óleo e gás", explica Glaura Goulart, coordenadora-geral do CTNano (Centro de Tecnologia em Nanomateriais e Grafeno).



Professora Glaura Goulart será uma das palestrantes da Vitrine BH-TEC | Crédito: CTNano/Divulgação

"A nanotecnologia também evita falhas nas indústrias e em usos aplicados. E, nos dispositivos como sensores, ela vem para tornar o sensor mais sensível", complementa a estudiosa, que também é professora da UFMG.


Conseguiu captar?


Ou seja, ao implantar ou desenvolver dispositivos e materiais com a nanotecnologia, os produtos ganham aumento em propriedades, como, por exemplo:


✔ resistência à temperatura

✔ resistência ao desgaste

✔ resistência a ataques químicos

✔ aumento de capacidade sensorial


Quer um exemplo prático? O cimento nanoestruturado é superior na resistência à compressão e à tração em matrizes cimentícias, um dos fatores que influenciam no desempenho. Isso porque ele recebe nanotubos de carbono na estrutura.


O estudo de imagens como a de cima muda indústrias e a vida das pessoas | Crédito: CTNano/Divulgação

Venha conhecer de perto!


Vitrine BH-TEC


O CTNano e sua equipe de especialistas vão apresentar essas soluções e tecnologia na Vitrine BH-TEC, que será realizada nos dias 8 e 9 de junho no Parque.


“O público ouve falar de nanotecnologia, mas às vezes não sabe identificar quais os ganhos ela pode trazer para a sociedade, empresas, pessoas... Teremos, na Vitrine, duas formas de interação: um aprofundamento desses conhecimentos gerais e demandas específicas para as nossas pesquisas", diz Glaura.


Confira a programação completa da Vitrine BH-TEC:




39 visualizações0 comentário
bottom of page