top of page
Buscar
  • Foto do escritorComunicação BH-TEC

#VitrineBHTEC: Equipamento único em todo o Hemisfério é exposto ao público


Estande da FabNS durante a Vitrine BH-TEC | Crédito: Leandro Miranda/BH-TEC

Você já esteve próximo de um equipamento único em todo o Hemisfério Sul?! Pois essa experiência pode ocorrer na Vitrine BH-TEC, evento gratuito no qual a FabNS (Fábrica de Nanossoluções) vai expor o Porto, nanoscópio óptico com maior resolução deste Hemisfério. O equipamento possibilita analisar e manipular estruturas em altas escalas de resolução, viabilizando a aplicação da nanotecnologia em áreas diversas, como medicina, agricultura, energia e materiais.


A tecnologia é capaz de revelar imagens na escala de um nanômetro (medida 1 bilhão de vezes menor que o metro) e, com isso, propõe auxiliar os estudos de composições dos elementos como a do grafeno - material extremamente flexível e supercondutor -, utilizado em indústrias automobilísticas, produção de eletrônicos e até mesmo em processos de dessalinização da água.


De acordo com Hudson Miranda, engenheiro em Controle e Automação e diretor executivo da FabNS, o nanoscópio permite revelar uma estrutura de padrão dos materiais, o que não acontece em técnicas convencionais como imagens topográficas em escala nanométrica.


Tecnologia desenvolvida pela FabNS é exposta na Vitrine | Crédito: Leandro Miranda/BH-TEC

“Quando falamos em escala nanométrica, um exemplo para ilustrar é a proporção que o planeta tem para uma moeda de dez centavos. Essa proporção é a mesma que uma pessoa tem para a escala nanométrica”, afirma.


O engenheiro acrescenta que o mundo nanométrico possui uma grande importância para as pesquisas científicas. Portanto, se faz necessário que as técnicas de caracterização óptica consigam avançar para esse universo.


Vitrine BH-TEC


A Vitrine BH-TEC é realizada também nesta quinta (9), até às 17h. O evento reúne mais de 20 empresas que vão expor as tecnologias e soluções desenvolvidas. A mostra é gratuita e não há a necessidade de retirada de ingresso - e ainda conta com palestras.


Veja a programação das palestras





21 visualizações0 comentário
bottom of page