top of page
Buscar
  • Foto do escritorComunicação BH-TEC

Autoridades exaltam papel do BH-TEC: 'Reconstrução da ciência e tecnologia'


Mesa de abertura do Congresso de Inovação e Sustentabilidade
Mesa de abertura contou com reitoria da UFMG e presidências da Finep, Fapemig, BH-TEC e Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG | Amanda Dias/BH-TEC

A abertura do I Congresso de Inovação e Sustentabilidade (CIS), realizado simultaneamente com a Vitrine BH-TEC, teve como principais temas a construção de um futuro e a "reconstrução da ciência e tecnologia". A solenidade foi realizada na manhã desta quinta-feira (24) e marcou o início do maior evento já realizado pelo Parque Tecnológico.


"Eu até me emociono: este é o terceiro evento com a visita de uma autoridade do governo federal em que estamos falando de futuro, de construção de futuro - e não para defender o passado. A gente passou quatro anos fazendo evento para evitar a destruição do que tinha sido feito. Agora, faz evento para discutir possibilidades de futuro", afirmou o CEO do BH-TEC, Marco Crocco, na fala de abertura.


A solenidade contou com a participação do presidente da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), Celso Pansera. Neste ano, o BH-TEC já havia recebido visitas das ministras da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e da Saúde, Nísia Trindade.


"Temos estudos feitos nos parques tecnológicos. Todos os projetos que estão na Finep que têm mérito serão desarquivados e pagos. Então, todos os projetos de parques tecnológicos acima de 3 na nossa pontuação serão pagos", afirmou Pansera.

Presidente da Finep, Celso Pansera, fala durante Congresso de Inovação e Sustentabilidade do BH-TEC
Presidente da Finep, Celso Pansera, anunciou investimentos | Amanda Dias/BH-TEC

"Faltam detalhes para a gente acertar, deve resolver tudo segunda-feira, financiar uma série, em torno de R$ 240 milhões e o de vocês são R$ 14,95 milhões [para o BH-TEC]", anunciou o presidente da Finep.


'Reconstrução'


A reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, também participou da mesa de abertura e exaltou o primeiro congresso promovido pelo Parque Tecnológico de BH. "É um momento muito especial", introduziu a professora.


"É um momento muito bom para todos nós: falar em sustentabilidade, falar em inovação, falar do apoio da Finep. É, de fato, a gente trabalhar para a reconstrução da ciência, tecnologia, com o apoio dos parques tecnológicos, que têm esse papel tão importante de criar sinergia entre vários atores", complementou.

Reitora da UFMG, Sandra Goulart, fala durante Congresso de Inovação e Sustentabilidade do BH-TEC
Reitora da UFMG, Sandra Goulart, exaltou momento para C&T | Amanda Dias/BH-TEC

"É um evento muito importante, tanto para a UFMG, que faz parte do BH-TEC, e para a ciência mineira e brasileira", finalizou.


A presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Beatriz Cerqueira, reforçou a importância da ciência e tecnologia para o Estado mineiro.

Deputada Beatriz Cerqueira fala durante Congresso de Inovação e Sustentabilidade do BH-TEC
Presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG, Beatriz Cerqueira | Amanda Dias/BH-TEC

"Os parques tecnológicos são fundamentais para que a gente consiga apostar no desenvolvimento do nosso Estado. É uma agenda em que a comissão está investindo, chamando essa responsabilidade para a Assembleia para que possamos contribuir, com uma política estadual que possa fortalecer os nossos parques tecnológicos, fortalecer a agenda da ciência, da pesquisa, da inovação", afirmou a deputada estadual.


"Satisfação muito grande estar aqui. O parque tecnológico não é apenas um local onde abriga empresas inovadoras, deve ser entendido como um ambiente promotor de inovação - e eventos dessa natureza ilustram essa atividade", resumiu mais um participante da abertura do CIS 2023: o presidente da Fapemig, Paulo Sérgio Lacerda Beirão.

Presidente da Fapemig, Paulo Beirão, fala durante Congresso de Inovação e Sustentabilidade do BH-TEC
Presidente da Fapemig, Paulo Beirão | Amanda Dias/BH-TEC

Programação CIS 2023 + Vitrine


75 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page