top of page
Buscar
  • Foto do escritorVirgínia Muniz

BH-TEC de portas abertas: visitas escolares, técnicas e sociais para a população


Fachada do prédio central do BH-TEC
BH-TEC abre agenda para visitas escolas, técnicas e sociais em 2024 | Virgínia Muniz/BH-TEC

Um dos principais pilares do Parque Tecnológico de Belo Horizonte é fortalecido em 2024: o BH-TEC padroniza e facilita o processo de visitas escolares, técnicas e sociais para a comunidade.


Com o objetivo de ser um Parque da sociedade e para a sociedade, o BH-TEC cumpre o papel de integrar as pessoas a tudo o que ocorre da portaria para dentro.


Neste ano, o processo de solicitação de visitas guiadas para conhecer todo o ecossistema e espaço físico ganha mais praticidade.


As visitas serão agendadas de forma online - confira os detalhes abaixo.


Quem pode visitar o BH-TEC?


  • Escolas de ensino fundamental, médio e técnico

  • Turmas de universidades: graduação, pós-graduação, estágios

  • Empresas e startups

  • Público interessado em conhecer o BH-TEC


“As visitas são adaptadas para cada grupo e intenção, mas vamos receber todos os interessados em conhecer o BH-TEC. E todas as visitas serão acompanhadas por um dos nossos representantes”, explica Gustavo Assis, coordenador de eventos do BH-TEC.


“Para escolas, universidades e toda a área de educação, por exemplo, contamos com nossa equipe do TCC Lab, responsável pela área educacional, para guiar e apresentar o Parque a esses jovens e estudantes. Já para visitas técnicas de empresas, serão os nossos especialistas de cada área”, detalha Gustavo.


O que vou ver na visita?


Visitas serão acompanhadas por guias e planejadas estrategicamente para o público | Virgínia Muniz/BH-TEC

As visitas visam compreender o BH-TEC, o seu funcionamento como um parque tecnológico, além de conhecer todo o espaço físico da área que o Parque ocupa.


“A visita é independente do tipo de empresa, ou seja, o objetivo é conhecer o BH-TEC. Vamos apresentar o Parque, as empresas residentes, o que fazemos, nossos projetos, nossas frentes estratégicas e o Hub Multifuncional. Além disso, levaremos os visitantes para conhecer todo o prédio do BH-TEC e a área verde ao nosso redor”, explica Gustavo Assis.


“Faremos uma caminhada pelo parque, conhecendo, por exemplo, a estação de tratamento de efluentes da empresa Wetlands, entenderemos a estrutura do prédio, como funciona o sistema de reutilização da água da chuva para abastecimento e uso no prédio, ou a utilização de energia solar”, detalha.


Quero visitar: o que faço?


A partir deste mês, todas as visitas serão agendadas através de solicitação por e-mail.


Se você tem interesse em conhecer o Parque ou se é professor e deseja levar sua turma, basta enviar um e-mail para visitas@bhtec.org.br com as seguintes informações:


  • Nome de quem está solicitando a visita

  • Nome da instituição, escola ou empresa

  • Motivo da visita

  • Quantidade de pessoas no grupo


As visitas serão agendadas conforme disponibilidade da agenda do Parque. Todos os demais detalhes serão discutidos via e-mail.


Posso visitar uma empresa específica?


“Em algumas visitas, temos a presença de representantes de algumas das empresas residentes do BH-TEC. Caso queira visitar uma empresa específica, você pode expressar esse interesse no e-mail de solicitação de visita, no campo “Motivo”. Porém, a viabilização depende exclusivamente da agenda da própria startup”, explica Gustavo Assis.


“Caso queira visitar apenas uma empresa específica e não o BH-TEC, o contato deve ser feito diretamente com a própria empresa através de seus canais de comunicação”, orienta.


Em 2024: um Parque da comunidade!


Ainda em 2023, o Parque Tecnológico de Belo Horizonte iniciou o processo de atender às demandas por visitas técnicas e escolares, e agora, em 2024, essa atividade está estabelecida: o Parque está aberto para toda a comunidade.


“Queremos cada vez mais trazer as pessoas para esse ambiente e tornar o BH-TEC um verdadeiro parque. Então, muitas pessoas passam pelo nosso entorno e não sabem o que é esse grande prédio que chama a atenção”, diz Gustavo.


“Nosso objetivo é desmistificar o BH-TEC para a população, para a comunidade externa, para a comunidade educacional, e fortalecer essa frente, recebendo mais pessoas, realizando mais eventos, para que possamos oferecer mais um espaço interessante para convívio, pensamento e divulgação do que há de mais interessante em nossas empresas e no próprio BH-TEC”, conclui Gustavo Assis.


210 visualizações0 comentário
bottom of page