top of page
Buscar
  • Foto do escritorComunicação BH-TEC

No Dia Nacional da Inovação, BH-TEC anuncia presente para ecossistema


O presente para o ecossistema de inovação já está ganhando forma | Crédito: Virgínia Muniz/BH-TEC

Por Virgínia Muniz


No dia em que é celebrado o Dia Nacional da Inovação, nesta quarta-feira (19), o BH-TEC anuncia mais uma importante ação para fomentar o ecossistema: o Hub de Inovação, que já está em obras e tem até data para ser inaugurado. O espaço vai ocupar um andar do Parque Tecnológico.

"As obras começaram em meados de setembro e a previsão é de que fiquem prontas já no início do próximo ano, em janeiro", afirma o gestor do Hub de Inovação do BH-TEC, Igor Dias.

E como será o espaço?

"Vai possuir coworking, salas de reunião, espaço de descompressão e soft landing, que é um trabalho de análise de mercado para que uma empresa estrangeira venha para o Brasil com segurança", explica Dias.


Aperitivos do projeto arquitetônico

Open innovation

E o nosso Hub não terá uma única aplicação - pelo contrário. Uma das possibilidades de exploração é um espaço de troca de conhecimento para que empresas já consolidadas possam desenvolver projetos de inovação em conjunto - com outras empresas, startups, universidade ou até mesmo pesquisador.

"É o conceito de inovação aberta, ou open innovation, que está tão aquecido no Brasil e no mundo. Estudo recente mostra que, nos EUA e na Europa, 70% das empresas estão preparadas para desenvolver produtos trabalhando em conjunto com outros atores. No Brasil, o índice cai para 30%", inicia o gestor do Hub do BH-TEC.

"O levantamento mostra que as empresas daqui ainda precisam se desenvolver para fazer inovação aberta. E o Hub terá esse espaço para as empresas desenvolverem os negócios em conjunto ou com grandes empresas ou com startup e afins", complementa Igor Dias.

O estudo citado foi conduzido pela Ana Burcharth, professora da Fundação Dom Cabral, em parceria com Henry Chesbrough, professor da Universidade de Berkeley (EUA) e considerado o pai do conceito "open innovation".

91 visualizações0 comentário
bottom of page