top of page
Buscar
  • Foto do escritorComunicação BH-TEC

Fundep e State promovem 1ª edição do evento “Mulheres na Ciência”


No dia 30 de abril, às 15h, a Fundep – Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa – uma das principais gestoras de Ciência, Tecnologia e Inovação do país, apoiadora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mais 35 Centros de Tecnologia e Pesquisa nacionais - em parceria com o State Innovation Center promove o evento online “Mulheres na ciência”, com o propósito de construir comunidades e discutir o papel da mulher nesse contexto.


Para a estreia desta iniciativa cujo tema é saúde e biotecnologia participarão: a professora Ana Paula Fernandes (CT Vacinas/UFMG) e a pesquisadora Caroline Brunetto, CEO da Ziel Bisciences e parceira do Biotechtown. A mediadora desta conversa é a Aline Carvalho, Head da STEM for Girls.


Nos encontros, a serem realizados a cada dois meses, mulheres de diversos setores de atuação apresentarão os desafios, as conquistas e o diferencial de ser mulher no ambiente da ciência. 


Lugar de fala


A proposta do projeto “Mulheres na Ciência” é popularizar o acesso à pesquisa e desmistificar o que se relaciona a mulher que atua em âmbito científico, com diálogos constantes e trocas de informações com as participantes sobre a realização de projetos de impacto à sociedade.


As mulheres trazem o lugar de fala de quem é a maioria nos bancos das universidades segundo o Censo de Ensino Superior realizado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), realizado em 2018. São elas que trazem o diferencial de estar, na maioria das vezes, conciliando a pesquisa, a docência, a família e os cuidados pessoais.


A proposta é mostrar que não há barreiras para o desenvolvimento de pesquisas ou de divulgações científicas bem produzidas e apuradas, trazendo resultados para todos.


Participantes do encontro:


Ana Paula Fernandes


Coordenadora do CT Vacinas | UFMG


Ana Paula Salles Moura Fernandes possui graduação em Ciências Biológicas (1986), mestrado em Microbiologia (1990) e doutorado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997). Durante o mestrado e o doutorado fez estágio na Harvard Medical School (USA). Atualmente é pesquisadora nível IB do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Professora Titular da Universidade Federal de Minas Gerais.


Ela é uma das sete vencedoras do prêmio Mulheres Brasileiras que fazem a diferença, edição 2021, concedido pela embaixada e consulados dos Estados Unidos no Brasil. Ana Paula é uma das coordenadoras do CT-Vacinas, centro de pesquisas na área de biotecnologia é mantido por meio de uma parceria entre a UFMG, a Fiocruz, Fundação Oswaldo Cruz e o BH-Tec.


Em 2020, no início da crise provocada pelo novo coronavírus, Ana Paula Fernandes também assumiu a coordenação da área de diagnósticos da Rede Vírus, comitê vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTIC) que reúne cientistas do Brasil inteiro, além de representantes do governo e das agências de financiamento à pesquisa, com o objetivo integrar ações no combate a viroses emergentes, como a covid-19 e é dela o mérito da criação de um diagnóstico sorológico para detecção do vírus 100% nacional.


Caroline Brunetto


CEO da Ziel


Fundadora e CEO da Ziel Biosciences. Doutora em Biologia Celular e Molecular, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Farmacologia e Terapêutica (UFRGS). Professora de Pós-Graduação em Pediatria: Materno-infantil (UFRJ). Atuou em funções de crescente responsabilidade nos últimos 15 anos, especialmente nas áreas de pesquisas translacionais, biologia celular e molecular, oncologia, hematologia e oncologia pediátrica.

Mulheres na ciência | Ciência e Biotecnologia


30/4 | 15h | Mediação: Aline Carvalho, Head da STEM for Girls.

Inscrições: http://bit.ly/mulheresnaciencia-



9 visualizações0 comentário
bottom of page