top of page
Buscar
  • Foto do escritorComunicação BH-TEC

Sexta no Parque apresenta solução para embalagens plásticas em evento gratuito


Catador de lixo mexe em resíduos plásticos
Os resíduos plásticos são um problema na luta pela sustentabilidade | Breno Pataro/PBH

Não é novidade que as embalagens plásticas são um dos principais vilões de um mundo sustentável... Aquelas imagens das tartarugas em sofrimento impactam até hoje. Mas você sabe que já existe solução para esse problema?


É exatamente sobre esse tema, com direito a treinamento gratuito, que vai tratar a próxima Sexta no Parque, no dia 26 de maio, a partir das 9h30, no BH-TEC.



O evento é resultado de uma parceria entre o Centro de Inteligência em Sustentabilidade, o CIS, do BH-TEC; a UFMG e o Plastic IQ - uma plataforma de inteligência em sustentabilidade americana.


Imperdível, não é mesmo?!


Vamos explicar tudo!


Na parte da manhã, uma roda de conversas com uma seleção no assunto:


  • Ana Paula de Teixeira Carvalho - professora do Departamento de Química da UFMG e especialista em sustentabilidade e ESG


  • André Menezes - idealizador da Baanko, uma organização que promove programas de desenvolvimento e investimento em em negócios com foco nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU)


  • Elise Hungaro - senior associate do Plastic IQ no Brasil (saiba mais abaixo)


  • Klenio Martins - representante da Waylix, empresa residente do BH-TEC, que fornece soluções de automação para o descarte e coleta de resíduos eletroeletrônicos, pilhas, baterias, remédios, latas, plástico, cápsulas cartuchos de impressora e aerossol. A empresa surgiu para facilitar o descarte e coleta de resíduos, viabilizando a logística reversa e gerando sustentabilidade


  • Sthéfany Zaida - formada em Química Licenciatura e atualmente é aluna de doutorado no Departamento de Química da UFMG. Sua linha de pesquisa está relacionada à recuperação ambiental. No evento ela conversará com os visitantes a respeito da pesquisa que desenvolve, cujo foco é a mitigação de microplásticos


Treinamento gratuito


E, à tarde, um treinamento gratuito a partir das 13h em que os presentes vão conhecer de perto a tecnologia da plataforma “Plastic IQ Pro”. Inclusive, as empresas participantes se tornarão as primeiras a usar essa tecnologia no Brasil.


“O conhecimento em rede voltado para a inovação e sustentabilidade estão no DNA do Plastic IQ e também do BH-TEC. O Plastic IQ apresenta uma solução que só faz sentido quando adotada em redes de empresas que não têm medo de inovar. E o BH-TEC é o espaço ideal para isso”, afirma a representante do Plastic IQ no Brasil, Elise Hungaro.


A iniciativa, que está chegando a todo vapor no Brasil, tem respaldo internacional e oferta soluções diversas para prevenir o desperdício, melhorando a jornada de circularidade das embalagens plásticas.


A ferramenta é especializada em buscar iniciativas mais sustentáveis para empresas que utilizam embalagens plásticas, seja trocando insumos por alternativas recicláveis até estabelecendo parcerias de logística reversa.


“Investir em reduzir a poluição ambiental e a contaminação do solo, do ar e da terra não é somente positivo para diminuir o impacto do negócio, como também pode prover o reconhecimento no mercado por ser uma empresa ambientalmente responsável e comprometida com o desenvolvimento sustentável”, explica Gabriel Kuriyama, analista de sustentabilidade do CIS.


O que é Plastic IQ


“O Plastic IQ é um conjunto de ferramentas baseadas em dados para auxiliar empresas a se capacitarem e criarem estratégias para tornarem suas embalagens plásticas mais sustentáveis”, explica Elise Hungaro.


“Até 64% do gap de circularidade dos plásticos poderia ser fechado através de intervenções e tecnologias já existentes hoje. Ou seja, a tecnologia e o conhecimento já existem, mas falta acesso e capacitação”, complementa a senior associate da Plastic IQ no Brasil.


“A consciência acerca da sustentabilidade vem se enraizando cada vez mais na sociedade, de modo que investidores e consumidores passam a considerar o impacto socioambiental das empresas em suas decisões”, reforça Gabriel Kuriyama, do CIS.


Anote aí!


Sexta no Parque: bons caminhos para o plástico


Quando? 26 de maio (sexta-feira)

Que horas? a partir das 9h30

Onde? BH-TEC (Rua Professor José Vieira de Mendonça, 770 - Engenho Nogueira)

Como participar? Garanta seu ingresso gratuito AQUI


Programação

9h30: café de boas-vindas

10h: mesa redonda "Repensar as embalagens plásticas a partir de soluções sustentáveis"

12h: almoço no restaurante do BH-TEC (não incluído)

13h: treinamento da ferramenta Plastic IQ Pro

139 visualizações0 comentário
bottom of page